domingo, 30 de março de 2008

Um pouco de mim

2004 Com nosso trofeu de super equipe

Cada um tem uma explicação ou um apelido pra mim por conta de tanta choradeira. Quando criança meu pai me chamava de manteiga derretida, a Katiani postou um depoimento no Orkut dizendo que eu sou a pessoa mais chorona que ela conhece... A oftalmologista me disse que de tão secos os meus olhos aproveitam toda oportunidade pra jogar agua pra fora e lubrifica-lo, meu mapa astrologico diz que choro muito pois tenho a lua em peixes...

Eu não consigo dizer qual dia eu chorei mais ou qual foi o motivo, mas certamente o casamento do meu irmão esta entre os "top 5". Não sei o que me da em casamento, eu acho lindo! Choro que nem criança... Por isso entrei nesse assunto, hoje foi o casamento da Erika e do Rafael, infelizmente a festa foi la em Campinas então não deu pra ir, mas quando eu abri o convite chorei tanto, mais tanto, devo ter chorado a manha inteira... me deu muuuuita saudade e uma especie de dor por não estar acompanhando de perto os grandes acontecimentos na vida dos meus amigos. Hora é criança que nasce, hora gente que casa... Sem falar nos momentos ruins que esses a gente nem fica sabendo... Caramba! Somos amigos e amigo é mais que familia porque esses a gente ama por escolha. Pronto, ja to chorando... Como pode?? Enfim, la vai o motivo do post de hoje:

Erikinha, que você e o Rafa sejam muuuito felizes, que vivam em amor por toda a vida!
Rafa, cuida bem da minha amiga!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Nossa primeira manha de neve na casa nova

Uma frente fria chegou junto com a primavera, começou com uma neve fraca e aos poucos nos fez nos sentir como se alguem tivesse chacoalhado a bola de vidro com a gente dentro da casinha.

Nossa primeira manha com neve no novo apartamento foi engraçada, acordei, olhei na janela e falei pro Lu "vc olhou la fora?" ele disse que sim e eu bati uma foto da janela da cozinha, ele riu e disse: "olha a ultima foto antes da sua". Ele tinha feito a mesma coisa, uma foto do mesmo lugar :-)

Lembro que depois de descobrir que quem colocava os presentes na arvore eram meus pais eu passei a pedir pro papai noel um natal com neve, que era mais dificil de ser atendido pelos meus pais e se acontecesse seria mesmo papai noel, mas mesmo com aquecimento global ainda não nevou em Lins.

A neve aqui caiu bem calminha e aos poucos foi tomando conta de tudo, muito bonitinho. Queria poder mostrar para minha familia como é lindo quando tudo fica branquinho (antes de virar barro :-) Mesmo nao gostando de frio acho que eles se divertiriam conhecendo um clima novo. Meus cunhadinhos entao iriam amar :-)

Impressionante como o clima pode mudar nosso humor, tem gente que olha pra neve e associa a esporte ou melancolia, eu me sinto mais nova, provavelmente porque so vemos neve em filme de natal que assistimos quando criança...

Vista da primeira manha de neve da janela da cozinha.

O inicio da neve:




O resultado:


terça-feira, 18 de março de 2008

Primeiros micos na casa nova

Sabado acordamos cedo, tomamos cafe no hotel, fechamos as malas e partimos pra Ikea.
Apesar de ja termos concordado com qual movel iriamos comprar chegando la nada foi facil, mudamos de ideia, apanhamos para encontrar os produtos pesadissimos nas prateleiras enormes e so conseguimos sair do caixa 11:15, pegar o carro foi outra historia, fila, lentidao no atendimento, nenhuma atendente realmente falava ingles... Chegamos para pegar a mesa 12:15, o lugar fechava as 12... Ficamos sem a mesa e com o trabalho dobrado de ter que alugar o carro novamente para ir busca-la.

Nao sei se ja contei, compramos a mesa numa loja de usados de uma organizaçao que recebe doações em moveis, livros e roupas e vende para ajudar nas suas obras. É mantido por uma igreja evangelica, a igreja é ao lado e o asilo fica na frente, muito bonito o lugar!

Bom, vontando pra mudança carregamos as malas no carro, um furgao vermelho escrito Ikea bem grande e quase não chamativo :-) e fomos pro apartamento novo. Agora, vendo o que tem no apartamento nem parece que carregamos tantas caixas: temos uma arara, 2 cadeiras, 2 comodas e um sofacama. Na hora de subir caixa por caixa ficamos destruidos! Carregamos as caixas juntos e enquanto o Lu devolvia o carro eu subia as malas. Acabamos de montar as 8 da noite! Comemos uma macarronada improvisada e dormimos imediatamente depois.

O pior aconteceu a noite, olha a caipirisse novamente... durante a noite ouvi um barunho de bater porta muito forte, parecia estar aqui dentro do apartamento. Levantei para olhar e não achei nada, daqui a pouco o vento piorou e o barulho ficou insuportavel, comecei a ouvir gente andando pelo predio, criança chorando... eu ja queria descer e estrangular quem tivesse fazendo o barulho... da meia noite em diante o sono foi picado, toda vez que ventava vinha o barulho, por ser sabado a noite achei que fosse algum adolecente bebado... Olha o mico e a vergonha: de manha tava tomando cafe na cozinha e a janela externa, de metal, bateu com tudo: nós tinhamos feito o forfé todo e nem sabiamos... coitada da menininha que chorava a noite... ficamos morrendo de vergonha. Quando chegamos no apartamento tinha um senhor aqui, funcionario da imobiliaria, terminando de limpar e foi ele quem abriu a janela e não travou, nós nem sabiamos que a janela existia até eu ve-la! Tinhamos colocado toalha pra tomar banho pois nao sabiamos que dava pra fechar por fora... muito caipiras mesmo...

Estavamos sentindo falta de mesa, mas ontem foi dia de jogar moveis no lixo e eu aproveitei e peguei uma mesinha velha e coloquei na cozinha - tava muito ruim ficar comendo no sofa na sala, ele tambem é nossa cama :-) Mas a mesa é bem feinha e ta caindo aos pedaços... vai pro lixo na proxima coleta :-)

domingo, 9 de março de 2008

Passeando em Dietlikon

Peguei um catalogo e estou montando a decoração no computador.

Receberemos as chaves do apartamento no próximo final de semana e teremos pouco tempo para ficar escolhendo móveis, então fomos no Ikea ontem para escolher e reservar o carro. Eles fazem de tudo para que você mesmo faça todo o processo de compra e entrega, até te alugam o carro para você levar suas compras e não eles. Parece legal, mas vamos morar no quarto andar e sem elevador, então não será muito divertido carregar os móveis todos até la...

No centro comercial onde tem o Ikea, em Dietlikon, também tém varios outlets (ponta de estoque), lojas de eletronicos e supermercados. Aproveitamos para passear no Carrefour (matando saudades da França :-) e escolher nossa televisão no mediamarket. O que mais me impressionou foi que dentro do Carrefour eu não ouvi ninguém (que não fosse funcionario) falando em alemão: todos estavam falando portugues :-) Impressionante o numero de portugueses e brasileiros naquela area!

Temos passados varias caipirisses por aqui, ontem fomos na sauna de biquine e sunga, como sempre, mas dessa vez a sauna não estava vazia e todos la estavam pelados: homem, mulher, velho, novo, tudo junto! Achei que eles se enrolavam na toalha pelo menos, mas não, fica todo mundo andando com as coisas chacoalhando... foi horrivel!! O pior que eles olhavam muito feio pra gente, como se estivessemos atrapalhando a peladisse deles. Na saida prestei mais atenção nas placas na porta, ta escrito Nackzone e tem um celular cortado, imaginei que fosse so uma mensagem para dizer que naquela area o celular não pega. Olha o mico: Nackzone significa area sem roupas!!! Nós é que estavamos errados entrando vestidos numa area de nudismo... enfim, chega de sauna pra mim, mais uma dessa e vou ter pesadelos :-)

sexta-feira, 7 de março de 2008

Tarde de sexta no lago


quarta-feira, 5 de março de 2008

Zurique, primeiras impressões

Zurique vista da universidade, numa quarta-feira . Atras do nublado da esquerda tem as montanhas cheias de neve.


A cidade é grande, o centro é pequeno, tem todo tipo de turista: endinheirado e probetão (ou mão de vaca). É fácil ouvir português por aqui, na estação central sempre da pra ouvir diferentes sotaques (normalmente nordestino - parece que Pernambuco invadiu a suiça :-). Tambem achamos varios portugueses por aqui, as funcionarias do hotel, da locadora de carro...

O sistema de transporte publico é facil de entender e extenso, o dificil é entender por que os tickets de transporte são tão caros (SFr7,8/24hrs ou SFr 75/mes)

O clima é mais umido que em Lille, algumas coisas são mais baratas por aqui que na França e outra não.

O hotel é bom, fica 3 quadras da empresa e 4 de uma estação de trem, tem uma area de saunas e duchas aberta para hospedes que estamos gostando muito e o unico defeito é o custo da internet SFr5/30min - uma fortuna!

Meu organismo esta reclamando bastante da comida daqui, que é muito gordurosa e esta me sobrecarregando. Alias a grande diferença da alimentação me impressionou. Na França costumava comprar alimentos com baixo indice de gordura, de 2 a 15%, para compensar o queijo, mas aqui tudo tem muito mais que 15% de gordura, até a salada vem com molho gorduroso.

Principalmente por conta das mudanças alimentares, fiquei bem doente na primeira semana, enxaqueca e dores de estomago que me levaram pra farmacia aqui (outro desafio :-). Para não gastar no restaurante do hotel todo dia estamos comendo muito sanduiche com queijos gordurosos e embutidos suiços, o que não é facil. Ainda bem que a Ayami nos arrumou pratos e talheres e agora jantamos salada para compensar a gordura do almoço e de vez em quando 'filamos' um rango na casa dela :-) Acredita que por conta disso ainda não comprei nem um chocolate!!! Praticamente um recorde!!

O mais ridiculo: no ponto de onibus ouvi uma brasileira reclamando do onibus, que estava 1 minuto atrasado!!! Ridiculo!! Quem ve pensa que na terra dela (e minha :-) o onibus é pontual. So rindo mesmo.

Procurando Apartamento

Lemos varias materias que diziam ser impossivel achar um apartamento em menos de 2 meses, que não poderiamos escolher muito pois existem pelo menos 10 pessoas interressadas no mesmo apartamento. Chegamos aqui com alguma ideia de lugar e a Ayami nos ajudou: traduziu anuncios, fez contato com os corretores (a maioria não fala ingles) e foi comigo nas visitas. Com toda essa ajuda quebramos todos os mitos: fomos aprovados na primeira aplicação (questionario que respondemos e enviamos por fax para analise do corretor). O que ajudou muito tambem foi a empresa ter anexado nas aplicações uma carta de recomentação.

Contrato assinado, agora so esperar o atual locatario sair - ele tem ate 1 de abril pra isso. É um apartamento antigo, com 3 comodos grandes a 10 minutos do trabalho do Lu. Não trouxemos moveis então vai ser muito divertido decorar tudo do zero com moveis baratos e usados :-)

terça-feira, 4 de março de 2008

Mudança



Alugamos um carro para fazer a mudança, afinal levar esse monte de mala e livros pra metro, trem, avião,... daria muito mais trabalho. Pegamos um Kangoo da Renault pela Eurocar, gostamos bastante do carro, coube muuuita coisa dentro e aguentou bem nossa aventura. Imprimimos o mapa pelo ViaMichelin, carregamos o carro e, 8:30, partimos para nossa primeira viagem de carro por aqui.

A ideia era passar em Luxemburgo porque é mais barato que atravessar a França cheia de pedagios.E ja que passariamos por Luxemburgo por que não parar pra conhecer um castelo? Saimos pra Belgica, passamos por Liege e tudo ia bem ate entrarmos na Alemanha. Pra começar saida não era mais 'Sortie' (saida em frances), mudou pra 'Ausfahrt' (saida em alemão) por ai eu ja perdi a primeira entrada achando que era o nome da cidade :-). Para completar a confusão a rota proposta pelo guia como sendo o mais rapido para conhecer o castelo de Vianden incluia uma passagem complicadissima por estradas rurais, atravessando varias cidadezinhas e fazendas. Obvio que nos perdemos varias vezes e pedir informação era um desafio sem tamanho. Não adiantava saber a pergunta, como é que entenderiamos a resposta???



Perdidos na Alemanha

A pior do guia foi o vire a esqueda na cidade tal, mas quem disse que tinha rua a esquerda na cidade? As cidades eram tao pequenas e rurais que não tinha ruas so entrada para casas e fazendas!
Uma da tarde finalmente chegamos em Vienden. Gastamos 4,5 horas para percorrer os 300 km entre Lille e Vienden, mas valeu a pena. O lugar é lindo!
A cidade é pequena e charmosa, cheia de imigrantes portugueses sorridentes, com um castelo recentemente reconstruido que da ao lugar um ar de 'voltar no tempo'. Estava tendo uma festa de casamento no castelo e, mesmo com a missa rolando, o lugar estava aberto para visita (por €5,5), o que me pareceu bem doido, mas a festa era fechada... Ah! o mais legal é que todos os convidados estavam com roupas de epocas. Muito engraçado!



Almoço em Vianden
Tentamos continuar com o guia pois ja estamos concientes que nos perderiamos de qualquer jeito, viramos a direita como mandava, mas as placas previstas não aparecerão e resolvemos arriscar pedindo informação. O primeiro nos mandou voltar 10km, voltamos e nada das placas, paramos dois luxemburgueses com carrinhos de bebe para perguntar novamente. O Lu arriscou um alemão e o cara respondeu, mostrei o mapa e ele falou com o outro ja rindo da nossa cara: 'eles vão pra suiça'. Putz, pensei, ferrou! Ele começou a falar em frances, mas não se conformava com o nosso fransces xoxo e foi olhar a placa do carro para ver se tinhamos mesmo vindo da França, voltou rindo e continuou explicando... foi muito engraçado, tava frio, o nariz do cara escorria e ele tava comendo banana!!! comico total!!!
Estradas de Luxemburgo

Quando finalmente pegamos a estrada correta foi otimo! Se puder não deixe de passar pela CR121 dentro de Luxemburgo. Eh uma rodovia linda, cheia de paredoes de pedra, arvores, lugares para piquinique... que delicia!

Entramos na França novamente, pagamos o primeiro pedagio (€3,9), mais alguns quilometros tivemos que pegar um ticket, depois, no pedagio seguinte, colocamos o ticket e a maquina calcula quanto andamos nessa rodovia e quanto devemos pagar de pedagio (€7,4), passamos por Strasbourg e finalmente Berne na triplice fronteira França/Alemanhã/Suiça.

Primeiro coisa que o policial na fronteira fez foi nos vender o selo obrigatorio do carro, vale por um ano, nao importa se a locadora vai retirar o carro do pais na semana seguinte. Mais €17. Perguntou se queriamos declarar algo, dissemos que não, ele olhou pro carro lotado e deixou-nos passar.

Parecia que tinhamos entrado num filme futurista, tuneis, ponte, estradas, tudo muito moderno. O medo bateu quando o marcador de 'na reserva' começou a piscar e nada de posto em vista. O que poderiamos fazer se acabasse a gasolina num daqueles tuneis??? Estariamos fritos! Alguns quilometros antes de Zurique apareceu um Posto gigante, com preço otimo.

Chegamos em Zurich 10:30 da noite exaustos. Pobre do Juerg e da Ayami estavam nos esperando para jantar, tudo arrumadinho e lindo. Dormimos nossa primeira noite no apto deles e as seguintes num hotel proximo a empresa em Dubendorf.