domingo, 30 de agosto de 2009

O Caminho Pra India é Por Aqui


Esse final de semana celebra a India em Zurique, tem varios eventos e até shows de dança. Sabado fomos almoçar na feira de produtos indianos.

Eu adorei esse misto de legumes com farinha fritos, é super verde e meio picante. Muito gostoso. O frango com curry vermelho também estava otimo! Era de chorar de tão picante, mas ainda dava pra sentir o gosto do frango e do arroz. Eles sabem mesmo fazer a comida arder sem tirar o gosto :)
O Lu ainda encarou os doces, de mel e de leite.


Lu ao lado de um taxi tipico indiano.

Os temperos estavam muito caros, mas peguei um pra provar. Engraçado é o nome do molho: Chana. Eh molho para grão de bico.

No caminho de volta passamos pela feira de Burkliplatz, não sei o nome oficial dessa feira. Ela ficou famosa demais, então um prato aqui custa 10 francos enquanto que numa feira comum custaria um!
Olha so que diferente essa barraca da foto. Vende instrumentos musicais e acessorios para motociclistas.










Resolvemos ir no cimena e depois do passeio pelas feiras paramos no lago para esperar dar a hora do filme. Pra variar estava cheio de gente.
Assistimos o filme novo do Tarantino, é bem bobo e sanguinolento como qualquer outro filme dele.





domingo, 23 de agosto de 2009

Cheirando Canela

Bolo de maça com canela.

Depois de 5 semanas voltei ao curso de alemão e depois das 3 primeiras aulas comecei a achar que minhas ferias foram curtas. Sabia que esse curso teria muito vocabulario, mas isso é demais, a gente fica lendo sobre Bach e outros alemães famosos e a professora explica o vocabulario... Chatissimo!

Depois da aula eu sempre saio andando, pelo menos duas estaçoes de bonde pra depois pegar um pra vir pra casa, assim relaxo caminhando. Numa dessas aproveitei pra cortar o cabelo. Olha o new look ai do lado :)




Alem de estudar não rolou muita coisa essa semana. Ontem fui ver a Lara. O Otto, bebe dela, esta pra nascer entre essa semana e a proxima então fomos la levar um bolinho de maça e botar as fofocas em dia.

Alias eu não gosto de bolo de maça, mas essa é a grande vantagem de fazer esse bolo, pq assim mato minha vontade de cozinhar sem ter vontade de comer :) Fiz dois bolos esse final de semana, ambos com maça e canela, mas usei uma forma nova que rende meia receita, um bolinho pra Lara e um pro Lu. Agora o cheiro de canela não sai da minha cabeça.


Falando em receitas acho que vou descontinuar o blog de receitas, por mais que seja pratico - posso fazer minhas receitas no Brasil ou aqui por exemplo - escrever a mão é muito mais divertido. Esse bolo eu tinha anotado no meu caderninho, numa folha rosa e colei adesivos. Foi muito mais agradavel usa-lo pra cozinhar do que levar o ipod pra cozinha.



Hoje a luz estava refletindo no porta joias que eu trouxe de Lille, aproveitei e fiz essa foto. Olhar lojas de decoração na França é uma delicia e eu sempre passava nessa loja, então antes de nos mudarmos passei la pra pegar alguma lembrança da cidade e peguei esse porta joias, que tbem pode ser porta chaves de madeira pintada a mão. Acho que pode ser encontrado em varias cidades, mas esse vai sempre me lembrar Lille.

domingo, 16 de agosto de 2009

Dia de Piscina

Céu na manhã de sabado na piscina.
Nos ultimos dias tem feito um sol de rachar coco por aqui, sem nenhuma nuvenzinha!! Então aproveitamos os sabado pra ir na piscina do bairro, chamada Bad Auhof.



Tem piscinas por toda a cidade, umas so para mulheres e umas so pra homens, mas essa é familiar. Dentro tem uma piscina pra bebe, outra pra criança pequena, uma com escorregador pra crianças maiores e tem a de adulto, que é muito funda e tem até trampolim. Pra mim que não nado a solução é ficar com as crianças gritando ou na bordinha esperando o lu nadar.


O bom é que fica na mesma rua de casa e apesar do calor não estava muito cheia. So depois das 4 da tarde é que começou a aparecer muita gente, mas de manha e na hora do almoço estava perfeita (silencio e calor na medida certa). Tem um restaurante dentro do lugar e almoçamos la, foi dia de folga mesmo :)



A tarde começou a chover brasileiros. Foi so eles chegarem na piscina pra virem pra cima da gente pegar nosso lugar, muito folgados, depois quando fomos tomar sol tinha umas senhoras brasileiras reclamando entre elas da vida, das crianças, da suiça e até do chão do lugar pq tinha muita 'preda' (palavra delas)... Pareciam que estavam na casa delas, gritando e fazendo a maior farofada :)
O resultado foi que eu sai da piscina relaxada, mas vermelha como um pimentão :) Tudo bem porque esse calor todo não vai durar muito e é melhor aproveita-lo.


Revendo a semana, quinta pegamos uma carona com o Juerg e a Ayami pra jantar na casa da Blandine, numa cidade aqui perto chamada Baar. Ela esta aperfeiçoando os dotes culinarios e fomos os cobaias a provar o salmão em papelote, pra nossa sorte estava muito bom. A noite estava clara e ficamos na varanda tomando sorvete até umas 10 da noite.


Sexta chamei o grupo de brasileiros que conhecemos aqui pra virem aqui em casa, pra jogar e comer pizza, mas eles estranhamente ignoraram o convite, continuaram falando sobre outras coisas nos e-mails, mas nem me responderam! Achei muita falta de educação e fiquei magoadissima. Não quero passar por isso novamente, então prometi a mim mesma e pra eles que foi a ultima vez que os convido. Ainda não entendi porque ignoraram e mesmo depois do meu e-mail brava não houve muito feedback. Não consigo analisar esse fato, talvez brasileiro aqui seja diferente de no Brasil, mas eu sou a mesma, então como é que eles ficaram diferentes?? Enfim, deixo essa pra cada um concluir como quiser, estou sem conclusões.


Entrada da Piscina. Na placa: 29°C e 26°C é a temperatura do ar e da agua. Não pode tirar foto la dentro :(

domingo, 9 de agosto de 2009

Georgia On My Mind

Montagem recordação do Georgia Aquarium.

Meu voo de volta de Manaus parou em Atlanta por um dia inteiro (cheguei as 7 da manha e sai as 17 pra Zurich). Então aproveitei a estada la para conhecer um pouco mais da cidade. Eu não fazia a menor ideia da onde estava, cheguei no escritorio de turismo no aeroporto e disse que tinha o dia todo na cidade, o que eu poderia fazer e o atendente disse que eu ia me divertir conhecendo a torre da CNN e o Georgia Aquario, pensei comigo 'Ah! Então to na Georgia!!'

Terreo da torre da CNN
Achei o predio da CNN legal, mas o tour é meio chato. Eh completamente proibido entrar no predio com celular ligado ou camera na mão, então não podia tirar foto dentro, so do terreo onde funciona um shopping e praça de alimentação. Boa parte do tour ficamos vendo monitores, pois não nos deixariam caminhar pela area onde os reporteres estao trabalhando.

Achei legal entender a rotina, como a noticia chega numa ponta do escritorio e caminha até a outra mastigadinha pra ancora colocar no ar. Até mesmo os nomes são impressos de forma que não sejam pronunciados errado. O teleprompt tambem foi legal, tem controle de velocidade e cada apresentador tem o seu proprio ritmo, muito moderno. Outro ponto interessante foi ver o Breakingnews sendo gravado. Isso mesmo:gravado!! Eles evitam ao maximo os riscos de uma transmissão ao vivo, então gravam e transmitem as noticias de ultima hora! Eh tudo muito rapido, as cameras são controladas por um controle remoto e o apresentador tem controle de tudo.




Achei que fosse visitar um aquario como o que eu vi em NY, que ja era grande e muito legal, mas não, esse aquario é gigante! Logo na entrada ja tem 2 vidros imensos numa sala escura (foto acima), eles dão uma ideia do que você vai encontrar la dentro.


Dentro do Georgia Aquarium.




Fui logo ver as baleias, tentei varias fotos, mas não rolou, elas estavam muito longe, então acabei comprando uma foto de recordação. Eu ja tinha visto beluga antes, sonho com o dia que vou ver uma baleia solta. Pra mim elas são magicas. As belugas são tão branquinhas que a luz reflete e parece que você esta fotografando neon. Lindas!




O aquario tem varias areas especiais pra crianças, elas podem tocar em alguns animais, tem brinquedos e uma praça de alimentação.


O que mais me surpreendeu foi o corredor de vidro embaixo de um aquario gigantesco. Você olha pra cima e vê as coisas mais surpreendentes, como esse tubarão martelo logo acima da minha cabeça.


Eu me senti como as crianças! Queria que o Lu estivesse la e queria ter mais tempo. Não queria perder o voo entao so passei o olho e fui embora.



Arraia manta.

A luz do aquario deixa todo mundo azul :)

Nesse mesmo lugar tem tubarão baleia!


Eu li no site que esses tubarões foram trazidos de Taiwan e foram pescados para consumo, se não fossem comprados pelo aquario teriam sido comidos por algum doido que acredita nos poderes milagrosos de sua carne e barbatanas.


Na volta aproveitei pra almoçar num restaurante japones no caminho. Em Zurich uma porçao de 6 sushis custa 15 dolares, la almocei super bem por 10 dolares!


Voltei pro aeroporto e embarquei. Foi bastante cansativo fazer todos esses passeios numa manha, mas valeu a pena.


A viagem de volta foi horrivel, passei mal a viagem toda. Foi tão tragico que ficou comico: sabe a fila que se forma pra descer da aeronave quando ela aterriza? Pois é, eu desci naquela fila vomitando e todo mundo olhando e falando 'eca', cada um na sua lingua :) Eu não podia fazer nada, comecei a passar mal quando o avião estava decolando e parei 10 horas depois, quando pisei novamente em terra firme!


Foto da Semana:

Ainda deu tempo de pegar um restinho de verão em Zurique e o fomos passear no lago na quarta-feira.

* Hoje o nome do post é o nome da musica hino do estado da Georgia, que agora eu sei que a capital é Atlanta. Essa musica é de 1930 e virou hino em 24 de abril de 1979. Mesmo dia em que eu completava 3 aninhos. :)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Minha Familia Manauara

Elanna, eu, Manu e Luana na posse da nova diretoria do clube.

Eu estava bem por fora dos acontecimentos na Amazonia, nem sabia que o rio tinha tido a segunda maior cheia dos ultimos 100 anos, fiquei impressionada com a altura do rio, e olha que ele ja baixou alguns metros!

Peguei uma semana de sol. Dei uma volta no centro da cidade, olha que gracinha o ceu azul. Estava um calor daqueles!!

Aproveitei pra fechar a conta corrente que tinha ficado aberto da época da Siemens ainda. Alias eu continuo odiando o Bradesco, detesto banco que trata cliente como se fosse burro e o Bradesco pra pessoa fisica é isso.

Minhas aulas foram de quarta a sabado, então aproveitamos pra fazer um super jantar na terça, foi num restaurante chamado Apui, a comida estava maravilhosa!! Arroz com jambu, farofa e costela de tambaqui crocante. Foi uma festança. Pena que as fotos ficaram na maquina do Etiene, alias se ta lendo esse blog e conhece o Etiene aproveita pra ligar pra ele e pedir as fotos, so com muuuuita insistência ele vai fazer isso :)

Quinta-feira o Pepe e a Elana me levaram pra um passeio de barco. Eu nem lembrava como era bom passear de barco no Rio Negro, nem sabia que estava com tanta saudade de Manaus. Foi muito importante ter dado uma volta no rio.

Inicio do passeio, com a Ponta Negra ao fundo.

Olha essa foto que incrivel!! Tão construindo uma ponte mesmo, finalmente! Ja esta na metade!!

Um dos maiores problemas de Manaus do meu ponto de vista é que pra sair de la so de avião, a menos que vc queira ir pro norte, pro sul so dava pra ir de avião ou barco, então essa ponte é o começo de uma nova Manaus. Espero que o projeto de melhoria das estradas do outro lado não seja abandonado.


Quando chegamos ao encontro das aguas alguns helicopteros do exercito estavam la fazendo exercicios, foi bem legal. Fez até um ventinho na gente pra refrescar.

Foi a primeira vez que vi tantos botos no encontro dos rios, tinham varios! Nem se intimidaram com o vento dos helicopteros, continuavam nadando por todo canto.

Mãe da Elanna, Leo, Ellana, Rafa e eu.

O encontro estava bem nitido.

Pepe, Leo e euzinha.

Depois do almoço pegamos um barco pra conhecer a floresta alagada, estavamos todos com salva-vidas, imundos, mas melhor não abusar.
O barco tinha teto pra não cair bixo na gente, pois o rio estava muito alto e estavamos muito perto do alto das arvores.

Essa arvore é linda! A agua esta com 9 metros de profundidade e ainda da pra ver parte das raizes, é muito alta mesmo! Infelizmente você também pode ve-la na sua casa, eh so olhar pra sua porta de compensado. Por isso essa arvore esta em extinção.
São necessarias 32 pessoas para abraçar a arvore! Ela era usada pelos indios para se comunicar, pois quando batem na sua raiz ela ecoa longe. Hoje o caminho ao redor dela esta desmatado, é uma trilha turistica e as pessoas não seguem a trilha e acabam pisando em pequenas plantinhas sem perceber que estão destruindo a floresta.
Normalmente nesses passeios não vemos bixos, a menos que algum nativo venha com o bixo no braço pedindo um trocado pro turista. Mas demos muita sorte. Passando por um caminhozinho eu vi algo se mexer e achei que fosse uma cobra, gritei logo pra todos olharem e saiu da agua um jacaré!! Era um filhote, mas é bem legal ver um animal assim, sem ser planejado. Foi uma festa! Ele saiu da agua e ficou la tomando sol, os pes dele são bem flexiveis, até coçou as costas com ele :)

Acho que minha camera não pegou o que eu queria mostrar nessa foto, veja se percebe que na linha que acaba o rio e começa o ceu tem uma faixa mais clara, era o reflexo do sol la longe, estavamos sob nuvens mas o sol clareava o rio. Eu adoro a reaçao da luz na agua cor de cha do rio Negro, as fotos sempre ficam lindas.


Por causa da copa em 2014 o governo quer dar fim nas palafitas e nos ribeirinhos, não sei se isso é bom, pensar que esse povo nasceu e cresceu ali por gerações e agora tera que se adaptar a uma nova vida na cidade... Mas a aparencia de rio favelado vai sumir.


Palafitas em Manaus

Na sexta-feira fomos almoçar na cachaçaria, a picanha estava torrada e dura, mas a compania foi otima! Aproveitei pra me despedir da Hellen e do Emerson que não conseguiria encontrar no sabado.


Essa cachaçaria fica dentro do shopping center novo, chamado Manauara. Eh uma copia bem intensionada do Shopping Dom Pedro de campinas, até um passarinho na entrada tem. Mas infelizmente não foi bem feito, o chão ja esta cheio de buracos e achei tudo muito mal sinalizado.
Hellen, Emerson, Etiene, Julia, Manu, eu, Ellana e Pepe.
Não me imagino aproveitar muito do modulo do MBA, pois era um assunto bastante especifico de RH, não de gestão numa maneira geral (meu MBA é em Gestão de Pessoas). Mas foi bom, tinha mais 2 alunos da minha turma, botamos as fofocas em dias. Aprendi um pouco mais sobre gestão de desenvolvimento e fiz a prova no sabado na hora do almoço. Tomara que tenha passado, se não vou ter que fazer tudo de novo :)

Eu, João e Carol - muito lindos!


Fiquei hospedada na casa da Manuela e do Paulinho, que estão gravidos!! Essas lindezas ai de cima também são filhos deles. A Carol cedeu o quarto dela pra eu ficar, muito educada!


Eu ja disse aqui outras vezes e não canso de repetir, o companherismo que encontrei no Lions é muito especial. Foi como rever a familia, fiquei com muita vontade de voltar pra la, mesmo com o calor, as chuvas, a falta de luz, o transito caotico, o supermercado sem opções, tudo isso não se compara a ter familia por perto.

Foto tradicional das Companheiras Leão com o estandarte do clube.