quinta-feira, 29 de maio de 2008

Bernina Express

Domingo, 18 de maio de 2008


Os tios do Lu compraram um Swiss Pass e queriamos aproveita-lo ao maximo, com os passeios de trem mais famosos e as cidades que eles conheciam de nome. Então saimos bem cedo para pegar o Bernina Express em Chur. Nossa meta era conhecer St Moritz (famosa estação de ski) e o Lago di Como (famoso por conta de uma musica).

O caminho até St Morits é bem bonito, com muitos vales e as vezes parece que o trem vai entrar dentro de uma pedra. Muito legal! Pegamos o vagão panoramico que era mais divertido.
St Moritz
St Moritz estava vazia, claro né, estação de ski no calor so podia estar vazia, mesmo assim estava linda! Chovia um pouco e pedimos para um taxi fazer um tour com a gente. Ele era extremamente simpatico e deu a volta na cidade parando num ponto para vermos o lago todo e as montanhas no fundo. Depois almoçamos num hotel na beira do lago. O peixe não estava muito bom, mas a sobremesa de nozes estava otima!

Pegamos o trem novamente para continuar a viagem até Tirano. Dai veio a surpresa, não esperava por um passeio tao lindo. O trem sobe até o alto das montanhas, no Alp Grum, la em cima você ve lagos congelados, casas cobertas com neve, é maravilhoso de diferente! Ja tinha visto montanhas lindas antes, mas a surpresa dos lagos gelados foi maravilhosa!

Depois do gelo ja estavamos quase na Italia. Atravessamos a ponte em forma de caracol e chegamos em Tirano.

So tem um onibus por dia para Lugano, entao tivemos que dormir em Tirano. Não tinhamos conseguido reservar hotel antes pois os atendentes que ligavamos não falavam ingles e o unico hotel que parecia ser bom estava lotado até daqui 2 meses!! Fica em frente a estação e se chama Bernina. Então apelamos para um chamado Estelmo. Não é o pior hotel que ficamos, mas 70 euros estava bem acima do preço justo para o hotel com toalhas de banho feitas de lençol e pão duro de café da manha, mas a familia dona era muito simpatica e se esforçavam para entender nosso portugues. Se puder fazer o passeio sem dormir em Tirano faça, pois não tem muito o que fazer na cidade e ha poucas opções de hotel. Os restaurantes são um roubo, cobram uma taxa para sentar e enfiam a faca no preço da bebida.

Chovia muito para caminhar e por 5 euros o taxista fez um tour com a gente, nossa, eles dirigem feito doidos, as ruas são apertadas e com muitas curvas. No final a Mariah e eu estavamos enjoadas. Pelo menos conseguimos dar uma olhadinha na cidade antes de irmos embora.

Lago di Como
Outra aventura pra mim foi o onibus, as casinhas de pedra encravadas nas montanhas são bem legais. O onibus vai de Tirano ate Lugano com uma parada de 15 minutos no Lago di como. Chacoalhava tanto e eram tantas curvas que não aproveitei muito. Cheguei em Lugano passando muito mal.

Lugano
Tinhamos pouco mais de 1 hora em Lugano antes de voltar para Zurich, entao pegamos o funicular até o centro, passeamos de trenzinho pela orla do lago e voltamos.

A viagem para Zurique foi otima! Passa por Bellinzona que é bem bonita e depois o caminho de montanhas verdinhas é bem relaxante :-)

Eu adorei o passeio! Especialmente a parte do Alp Grum.

Dados de Viagem
Hotel em Tirano: http://www.hotels.valtline.it/hotel_tirano.htm
Reserva do Bernina Express: 21 francos por pessoa.
Preço do bilhete: Ja tinhamos o Swiss Pass então não pagamos, o Lu pagou 130 francos com o half price card.
St Moritz tour: Erich's Taxi 081 833 3555

Nenhum comentário: