segunda-feira, 2 de junho de 2008

Final de Semana Golden

De 23 a 25 de maio de 2008.


No ultimo final de semana da viagem a meta era conhecer Geneva, Lausanne, Montreux, Gruyerer, Gstaad e ainda pegar o Golden Pass.

Sexta-feira saimos muito tarde para Genebra e chegamos la 3 da tarde. Almoçamos no Café Paris (av Mont Blanc, perto da estação central). Esse restaurante so tem 1 prato o Entrecote Café Paris (40 francos) que é copiado por outros restaurantes, mas so la tem o original. Eu gostei muito, mas pra quem tem problema de colesterol ou não gosta de pimenta do reino melhor não encarar pois a carne vem em cima de uma pasta de manteiga com ervas e bastante pimenta do reino verde...humm otimo!
Genéve

Eu vi pela internet que havia um tour de onibus pela cidade, mas no escritorio de turismo me informaram que o ultimo ja tinha saido e a unica opção seria pegar um trenzinho que dava volta na cidade velha e na universidade e so. Então encaramos. Achei Genebra muito bonita, não deu pra ir até o jato d'agua nem ver todos os pontos com calma, mas foi bom mesmo assim. No final pegamos um onibus e fomos tirar fotos em frente a ONU. (foto: cadeira gigante comemorativa do tratado anti minas terrestres)

Encontramos o Lu na estação ferroviaria de Lausanne. A ideia era conhecer a cidade, mas estavam cansados e fomos para o Hotel. Ficamos no Ibis. Jantamos por la mesmo. Achei que no final o barato saiu caro pq o Ibis é sem duvida a opção mais barata com banheiro no quarto, mas esse de Lausanne não fica bem em Lausanne e vc tem que pegar um trem + um onibus + uma caminhada pra chegar e de taxi sai quase 40 francos por corrida, entao no final vc adiciona na diaria de 94 + 80 de taxi por dia ou vem com tempo para ficar pulando de transporte em transporte até chegar nas atrações.

Sabado fomos para Gruyere de manha. A tarde "conhecemos" Montreux - na verdade so fizemos um tour de taxi até o Chateu de Chilon e voltamos para pegar o barco pra Lausanne, não andamos nem 100 metros da orla, então vamos ter que voltar la outra hora pra conhecer com calma pois a cidade me pareceu muito legal.

Gruyeres é bem bonitinha, mas o esforço pra chegar la não vale a pena. A cidade fica no alto de uma montanha e a estação em baixo, vc pega um onibus na estação que te leva até a cidade, mas fora da alta temporada ha poucos onibus e teriamos que ficar + de 1 hora esperando olhando pra cidade la em cima, entao chamamos um taxi e fomos conhecer. Demos uma voltinha na cidade, olhamos o castelo de fora (bem bonito) e almoçamos um almoço 'caro e pouco'. Na alta temporada deve ser mais facil. O mais legal do passeio é o trem que leva até la, velho e pahra toda hora pra pegar gente no caminho, muito interessante. (foto da fabrica de queijo ao lado da estação de trem)

Chateu de Chilon

Pegamos o barco em Montreux para Lausane. Imaginei que o lago Leman fosse o mais lindo de todos, mas não me encantou. Achei os outros lagos que visitamos durante a semana, em Lucerne e Thun, muito mais bonitos. Chegamos em Lausanne caia a maior chuva, resultado: fomos pro hotel... Lausanne não queria ser descoberta pela gente mesmo :-)

No domingo madrugamos para pegar o Golden Pass até Gstaad (foto). O passeio é muito igual ao que é feito para Gruyeres: montanha, vaquinhas, casinhas e alguns vinhedos. Gstaad é uma cidade para esporte, de inverno e verão, então não tinha nada aberto. Almoçamos e adiantamos nossa partida para Zweisimmen (ponto de troca de trens do Golden Pass) Esperamos quase uma hora em Zweisimmen tomando cha num hotel em frente a estação e pegamos o Golden Pass para Lucerne. Adorei a vista ao redor do lago de Brienz e do caminho de Brienz até Lucerne. Ha varios pequenos lagos e grandes montanhas, bem mais bonito do que outros trechos do Golden Pass mais divulgados.

Ufa, final de semana corrido, mas deu pra fazer um overview bom!



Na estação de trem de Lausanne.

4 comentários:

Anônimo disse...

Quantos passeios, Vi!!
Quanto tempo vou ter que ficar aí pra conseguir ver tudo isso?! :)

Super beijo!
Erika

Rodrigo disse...

Vou enregistrar meu comentário aqui!
Tem muito pouco comentário para tanto blog/passeio/foto.

O Blog está ótimo. Excelente descrição dos passeios e lugares.

Uma curiosidade: com esse mundo globalizado, onde todos os produtos são vendidos em todo canto, eu fiquei curioso: Será que você encontra chocolate de primeira normalemente por ai?

O problema do Chocolate é que o processo para fazer um bom chocolate envolve maquinhas extremamente sofisticadas... e isso acaba ficando na mão das grandes empresas. Mas os queijos ainda não são assim.... deve ser bom.

Bla bla bla... Beijos pra você e pro Luc.

Rodrigo

Vivian Teixeira disse...

Ja entrei em varias lojas de chocolate, mas nenhuma artesanal como temos no sul do Brasil.

Eu tenho a impressão que ha mais variações de Lindt fora da Suiça, aqui no mercado vc acha sempre a mesma coisa.

Tirando Lindor (uma bolinha com chocolate mole dentro) o resto não é muito especial.

Tania Azevedo disse...

Parabens pelo blog, muita informação importante