segunda-feira, 12 de abril de 2010

Queijolandia


Existe um passe de trem aqui que você é valido pelo pais inteiro e se você precisa fazer mais que 5 viagens longas sai mais barato compra-lo do que os 5 tickets. Como eu fui a Zurich empacotar a mudança e devolver a chave compramos o passe mensal e aproveitamos ele nos finais de semana para passear.

A primeira parada foi Gruyeres, terra do queijo Gruyere. Ja estivemos la antes, mas estava chovendo e estavamos com pressa. Dessa vez fomos com muita calma e aproveitamos bastante.


Chegamos la a tempo de visitar a fabrica de queijo em funcionamento - so funciona até 11 da manhã, depois disso o queijo é prensado por uma maquina então não tem muito pra ver, mas ver os mestres queijeiros preparando o queijo foi interessante. Acredita que é preciso 400 litros de leite pra fazer 12 queijos? E que o tempo de curagem é de 6 a 18 meses! Tudo isso por um pedaço de queijo. Muito legal! Ganhamos umas amostras pra provar, eu gostei mais do queijo com 10 meses e o Lu do que tem 18 meses. Quanto mais curado mais forte fica.

Depois caminhamos até o castelo e assistimos um filme com a historia do castelo e da vila. Ela pertencia a França até 1600 e alguma coisa e Bern a ganhou numa batalha, mas depois ficou pra Fribourg - até hoje pertence ao estado de Frigourg. Hoje o castelo é bem cuidado, mas foi abandonado durante anos.

Da ultima vez tivemos a péssima ideia de comer Raclette. Não faça isso! Na terra do fondue peça fondue! Dessa vez fomos num restaurante diferente, sentamos perto do balcão e não da vista panoramica e ai sim fomos muito bem atendidos. Pedimos Fondue a discretion - que quer dizer coma até morrer :) E foi bem assim mesmo. O fondue mais famoso por aqui é Fondue moitié-moitié, que é feito com metade Gruyere e metade Vacherin Frigourgeois.

Adoramos o passeio, mas acabamos não indo no museu do desenhista do Alien, que mora em Gruyeres. Otimo pois assim temos desculpa para voltar e repetir a dose do fondue maravilhoso!

2 comentários:

Patricia Patitucci disse...

olha Vi. Eu vi hoje e lembrei de vc: http://www.theatlantic.com/infocus/2013/10/a-season-with-swiss-cheesemakers/100610/

Vivian Teixeira disse...

Patie,
Na época do post nao tínhamos carro. Agora com o carro fomos lá varias vezes, eh um lugar de sonhos mesmo. Fica a 30 minutos aqui de casa.
quem sabe úmida. não moramos lá... :)
Bjos