terça-feira, 29 de setembro de 2009

Bebe de Proveta na Suiça - Nossa Agenda

Até aqui o blog foi sobre minha vida fora do Brasil e as viagens por aqui, agora vou acrescentar uma novo tipo de post, pra acompanhar nossa batalha pra ter um bebe.

Semana passada não consegui escrever um post sobre a semana porque so conseguia pensar na inseminação artificial que faremos em breve, pelo menos eu pensava que seria em breve. Eh tão dificil entender todas as explicações dos medicos e toda a lentidão suiça. Foram muitos meses desde o primeiro contato com o medico até marcamos a data da inseminação, no Brasil isso não passa de 2 ou 3 meses: um pros exames e outro pra inseminação.

Em setembro do ano passado comecei a procurar medico aqui, liguei pra 2 clinicas, uma so teria disponibilidade pra janeiro e outra era pra eu ligar marcando em janeiro. Então resolvi seguir o caminho do seguro saude. Marquei minha consulta no HMO (clinica que atende o tipo de seguro saude que temos). Como era a primeira consulta tive que esperar 3 meses pra ser atendida.

Na consulta eu avisei a medica que queria ser encaminhada para uma clinica de fertilização in vitro. Para que o seguro cubra algum custo você tem que ter o encaminhamento da medica(o) do HMO.

O Lu seguiu o mesmo caminho, mas teve que esperar menos por cada consulta, primeio no HMO e depois no especialista. O seguro cobriu todo o tratamento dele, ja que o HMO foi quem indicou.

A medica disse que pra me encaminhar pra uma clinica precisava saber se eu estava ovulando corretamente. Isso é bem facil de verificar via ultrassom, mas pelo que eu entendi esse tipo de clinica tenta evitar custos. Então tive que medir minha temperatura por 3 meses pra ela ver que estava ovulando corretamente. Voltei na medica em abril e ela avaliou que minha ovulação esta normal, então me encaminhou pra clinica. Novamente: primeira consulta você tem que entrar numa fila de espera. Fomos agendados pra Agosto.

Na consulta o medico falou muito pausadamente pra que entendessemos tudo. Leu nossos exames, que ja tinham sido encaminhados pelos medicos meu e do Lu e explicou que o seguro saude cobriria as 3 primeiras tentativas, do tipo que o medico injeta o esmerma bem perto do ovulo para encurtar o caminho. Mas não cobriria nada mais. Os custos ficariam entre 6 e 7 mil francos e precisariamos de 1 ciclo de teste antes da inseminação.

Ja fizemos essas inseminações com a injeção de esperma no Brasil e nossa chance de engravidar por esse processo é de 2%. Não vale a pena eu me empanturrar de hormonios pra uma chance tão baixa de engravidar. Dessa forma optamos por fazer uma ICSI, onde o ovulo é retirado e o um espermatozoide é injetado dentro do ovulo. O ovulo fecundado sera devolvido depois de dois dias de maturação no laboratorio.

ICSI é um processo mais novo que a in vitro. Na in vitro os espermatozoides tem que achar o ovulo sozinhos no tubo de ensaio, nesse a seleção do espermatozoide é feita pelo medico. As chances de engravidarmos com esse processo é de 50% na primeira tentativa e 30% nas demais, de acordo com o nosso medico. E de 25% de termos gemeos.

As instruções foram: ligar pra clinica no primeiro dia do ciclo. Liguei. Marcaram um exame de sangue. No dia do exame marcamos mais uma consulta. Dessa vez era pra olhar meu utero por dentro e mapear como os ovulos seriam retirados, esperamos meu periodo fertil e fizemos. Tudo otimo: ovulos, utero e exame de sangue.

Proximas instruções: Ligar no proximo ciclo. Liguei. A secretaria disse que me enviaria um cronograma pelo correio e eu passei os ultimos 10 dias sofrendo a espera desse cronograma que finalmente chegou ontem.

Recebi um envelope com dois cronogramas, uma receita, uma conta de 5 mil francos e um formulario do anestesista pra ser preenchido até a proxima consulta.

O primeiro cronograma detalha os remedios e dias que terei que toma-los. Começo a tomar um regulador de ciclo por 21 dias e um antibiotico por 10 dias. Daqui 30 dias tenho mais uma consulta, o cronograma traz o horario e o nome do remedio que sera aplicado (Zoladex). E finalmente dia 5/11 começo o acompanhamento dos foliculos pra ver que tamanho eles estão (isso ja é o segundo cronograma). Nesse plano a inseminação sera depois do dia 13/11.

Isso significa que vou passar dois meses esperando. So vou saber se deu certo na semana de 23 de novembro!!

O medico disse que o objetivo é tirar 10 ovulos e congelar os que não usarmos para tentar novamente no futuro (o congelamento ja esta incluido no 5 mil francos que pagamos). Eu so penso que numa TPM de um ovulo ja é dificil me aturar, numa com 10 vai ser impossivel! Coitado do mundo, mas principalmente coitado do Lu.

6 comentários:

Mi disse...

Boa sorte Vi e Lu!
Controlem a ansiedade viajandinho, coisa que vcs sabem muito bem fazer :-)
Vai passar rapidinho e daqui a pouco vou ver um post dizendo que tudo deu certo e que os 3 vão estar viajando juntos!
Bjs

Unknown disse...

Vi e Lu,
fiquem com o coração tranquilo e tenham certeza que O MELHOR vai acontecer. "Só" é preciso saber esperar com confiança. :)

Desejo que a paz verdadeira encha o coração de vcs pra passarem por mais essa fase da vida cheios de fé e coragem.

Vcs ja são meu heróis só por terem tido coragem de chegar até aqui nesse processo e, principalmente, por terem tornado a caminhada de vcs pública (acho que eu nunca teria forças pra tanto). Parabéns!!

Beijos cheio de energias positivas pra vcs,

Erika

Vivian Teixeira disse...

Oi Erika,

Pensei que as informações seriam uteis pra caso alguem tenha o mesmo problema.

Seja qual for o resultado é melhor pra mim contar com o suporte de vocês do que passar por tudo sozinha.

Bjos e obrigada,
Vi

Vivian Teixeira disse...

Oi Mi,
tomara mesmo!!
Bjos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi,
Toda essa sua jornada, estou iniciando a minha agora; tambem sou brasileira e estou morando em zurich. Realmente aqui e tudo uma lentidao, tb fico anciosa, so esse mes, ja fui ao consultorio medico por 4vezes, controle de ovulacao, tambem queria logo ir direto fazer a inseminacao in vitro, mas meu seguro saude so cobre a injetada e apenas por 3 vezes, acho que proximo ciclo irei tomar indutor de ovulacao e partir para as tentativas. Tentativas essas que tem sido frustrante, ja estou a 1 ano tentando engravidar e nada. Mas a vida e assim, vou tentando ate conseguir. E seja o que Deus quizer.
Boa sorte pra voce. Ou melhor para nos duas.
bjs.

Lena M.S.