quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Falando Grego


O Lu ficou sabendo que dia 20 era feriado no inicio de Setembro e me disse pra procurar algo pra fazer. Como ele adora o mar e eu adoro passear achei uma promoção pra Atenas e fomos pisar na Grécia pela primeira vez.

Ficamos bem no sul da cidade, longe das baladas e dos monumentos, mas perto das praia. Sábado visitamos uma praia particular chamada Astir. É cara, 25 euros por pessoa para passar o dia, mas é limpissima, tem um Starbucks e um Fridays dentro da praia, alem de loja de biquinis, umas ruinas, banheiros super limpos e até uma loja de carros! O lugar tem 50 anos e a Jack Onassis e os Beatles são só dois dos famosos que passaram por ali.

Adoramos as cadeiras com botão pra chamar o garçom. Apesar que roubaram as nossas enquanto almoçavamos, mas reclamamos pro gerente e ganhamos cadeiras no setor vip. Nem acreditei! Ai que me achei o ser mais chic do mundo!

Domingo pegamos um City tour e visitamos os monumentos de onibus. Estava um calor insuportavel! Caminhamos numa feira muito doida de usados, antiguidades e porcarias. Almoçamos num restaurante em Plaka e visitamos Acropolis. A noite arriscamos uma ida a Glyfada, um bairro onde tem shoppings, hoteis e muitos restaurantes.

Segunda ficamos na praia em frente do hotel, que é cheia de bitucas de cigarros, agua parada, cachorros perdidos e passaros, mas a água é limpa e é gratis e perto o suficiente pra não perdermos a hora de sair do hotel e ir pro aeroporto.

Nosso primeiro contato com a comida grega foi em Nova Iorque, no Queens. Amamos! Eu lembro direitinho do sabor do carneiro assado e o Lu pediu frutos do mar. Depois a passada no mercado pra comer azeitonas... hum... Esperavamos encontrar em Atenas muitos frutos do mar, mas foi exatamente o contrário. A maior parte dos restaurantes tem carne como principal especialidade (Steak houses).

Provei a Mussaka original, um tipo de lazanha de beringela com abobrinha, batata, carne moida, molho vermelho e branco, não achei muito boa não. Já tinha comido antes, mas confirmou que não é la essas coisas. Compro Halloumi aqui em casa, que é um queijo grego muito parecido com queijo coalho que se come grelhado com legumes, aprendi a preparar pela internet e aproveitei a viagem pra provar e ver se estava preparando direitinho. Bem igual, mas os legumes grelhados la ficaram melhores que os que preparamos aqui em casa - precisamos praticar mais!

E, obviamente, retornamos ao carneiro assado. Que é o melhor carneiro do mundo! É leve, você não se sente empanturrada de carne como depois de um churrasco. Não sei como eles marinam o carneiro, mas fica macio e leve. Eu amo!

Atenas é um caos. O transporte publico é caotico, lento, sujo, ruim... Os taximetro funciona mesmo com o carro no congestionamento, então uma corrida de 15 pode custa 30. Ha taxas pra tudo! Chamou o taxi do hotel paga extra 3 euros pro taxista, do aeroporto são extra 15 euros, mala + extras!!! Você nunca paga o valor que está no taximetro. Um roubo. E a prestação de serviço é uma comedia. Na praia almoçamos no Fridays e ninguem atendeu nossa mesa, então o Lu pediu no balcao e a comida veio numa caixa pra viagem, dai pedi pra trocar os talheres de plastico por de metal e a atendente falou que eu já tinha talheres, que não me daria outro. Reclamei que estava na mesa e que queria ser tratada como as outras pessoas da mesa e ela disse que ia precisar de alguns minutos porque eu não tinha avisado ela com antecedencia que comeria la. Cada pedido era uma novela.... Na feira tudo que se perguntava o preço era 100 euros! Muito absurdo. Sempre tentando passar a perna nos turistas.

Teve um taxista que não ouvia direito e o Lu falava o nome do hotel e ele não entendia e ficava rodando, até que achou e falou pra gente que nós tinhamos dito o nome errado que se tivessemos falado o nome certo ele teria achado. Acreditam?? A gente levando bronca de taxista na Grécia?? Muito comédia. O velho ficou bravo mesmo!

Mesmo com todos os dramas a viagem foi muito boa. É muito importante sair da Suiça de vez em quando para não esquecer que o mundo é barulhento e doido. Era tudo que estavamos precisando e tiramos váaarias fotos que estão no picasa: http://picasaweb.google.com/vivian.p.teixeira/Atenas#

Nenhum comentário: