segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Semana Cultural

Esse é uma miniatura do banho de Venus - a obra final é em marmore branco.

A semana que passou Vevey estava lotada de arte por todo canto. Tivemos uma semana de artes visuais e eu aproveitei pra sair de casa e visitar tudo.

Olha a torre da prefeitura, que sempre é cheia de flores, esses dias estava pintada com uma mulher. E é pintado com spray, como se fosse pixado.

A exposição de fotos foi num prédio em reforma, bem estranho. Tinha muita foto da Africa, como toda exposição por aqui. É meio que um padrão de fotografo europeu fotografar miseria na Africa. O Lu costuma dizer que no dia que não tiver mais miseria na Africa eles vão ficar perdidos porque realmente é sempre a mesma coisa.

Eu gostei muito de um projeto patrocinado pela Nestle. Uma coleção de fotos de mulheres em várias fases da vida, exibidas em TVs de tela plana. Cada foto tinha um pequeno movimento, mas são bem singelos, como um piscar ou um dedo mexendo. Na primeira foi uma surpresa e dai foi divertido olhar por algum tempo cada foto pra ver o que iria mexer.


O shopping center tinha uma exposição de Rodin. Um escultor frances, super detalhista que tinha um atelie em Paris ao redor dos anos 1880 . Ele fazia varias vezes a mesma obra estudando cada detalhe, até fazer a final em tamanho grande. E as obras que estavam aqui eram as que ele usou pra estudar.

Hoje cada escultura que ele fez de teste vale uma fortuna. A mais famosa é O Pensador (foto ao lado). E a que eu acho mais impressionante é a porta que ele morreu sem acabar, porque é tão rica em detalhes que não dava pra fazer em só 37 anos. É chamada Porta do Inferno. Mas aqui no shopping só tinha foto, a original fica em Paris. Rodin teve o cuidado de doar suas obras pra prefeitura de Paris antes de morrer e eles montaram um museu pra ele.



Fui pra uma exposição pelo lago e estava ventando muito e erguendo ondas no lago. Foi tão maluco que as ruas lotaram de gente fotografando. A água batia com tanta força nas pedras que chegava na rua de casa. Daqui da calçada dava pra sentir as gotinhas geladas. Me diverti vendo as ondas e caminhei na orla toda pra ver como estava, mas aqui em frente de casa tinham as mais altas.

Pra encerrar a semana cultural fomos assistir uma apresentação da Orquestra da Suiça Romande (Suiça Romande é a que fala frances) que se apresentou junto com a Orquestra TonHalle de Zurique. Foi fenomenal. O auditório Stravinski em Montreux (se lê Montrô) é enorme e lindo. Todo o teto é de paineis de madeira. A área de espera tem paredes de vidros com vista pro lago e montanhas. O lugar é um sonho.

Tocaram uma obra de um compositor Austriaco, um poema cantado chamado Gurrelieder. É a história de um rei que se apaixona pela amante e jura seu amor pra ela e pro céu, mas ela é morta pela rainha, esposa do rei, e ele sofre muito. Parece que essa historia é uma lenda de um rei dinamarques que morreu em 1375.

Pena meu video ter ficado muito grande e não consigo posta-lo. Mas a parte final quando o coral entra é de tremer por dentro. Eu amei!

Auditório Stravinski em Montreux

Nenhum comentário: