sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Buda Gigante de Leshan

Manha de domingo, 31 de agosto de 2008.

O buda

Compramos um viagem de um dia pra ver o Buda de Leshan e o monte Emei no domingo. Não consegui achar uma agencia que vende-se a viagem em ingles. Tinha que comprar em chines (680 yuans por pessoa com ingressos inclusos). Para incluir um guia em ingles teriamos que pagar mais o guia separado (300 yuans o dia) e a viagem do guia (+680 yuans). 680 yuans é 100 dolares! Então resolvemos encarar em chines mesmo, sem os adicionais pra ter alguem traduzindo pra gente.

A van nos pegou no hotel em Chendgu as 6 da manha e fomos pra Leshan. Motorista mais 3 turistas chineses. Chegando la ele parou numa barraquinha de rua pra tomar café da manha, não deu coragem, tentei encarar o banheiro do posto de combustivel em frente, foi duro!

O guia nos esperava no estacionamento do buda, nos deu um cracha pra pregar na camisa e começou a falar sem parar, era impressionante como o menino falava. Baixinho e afeminado com uma bolsa prada falsificada. Ele parava em todo canto mostrando e falando, falando, tudo em chines claro. Quando tinha placa liamos a explicação em ingles, mas sempre muito pobre. Tinha um dragão muito bonito e fui fotografar ele disse "No picture!!", pensei comigo, como é que vai desgastar o bixo de pedra se eu tirar uma foto? Mas respeitei e segui.

Paramos num templo, enquanto ele explicava sentamos pra descansar e tirar umas fotos. Nos templos sempre tem gente rezando, por isso é chato tirar foto dentro, meio falta de respeito. Fora ou quando esta vazio da pra fotografar sem problemas.

Descobrimos que não é so Manaus que tem encontro das aguas, em frente ao buda é o encontro de 3 rios e a correnteza é muito forte, então o buda fica ali olhando e protegendo as embarcações.

Vinte minutos de caminhada entre a entrada e o buda. Da plataforma so da pra ver a cabeça.

Antigamente o Buda ficava escondido por um painel de madeira e somente os olhos eram vistos do rio, o painel era um templo de onde os budistas podiam rezar de frente pro buda.

Eh realmente gigante e impressionante, foi construido entre os anos de 713 e 821, tem 71 metros de altura e é o maior buda escavado em pedra do mundo. A primeira vez que ele começou a ser reformado foi em 1914, então é uma descoberta bastante nova.

Descemos uma escadaria gigante e chegamos ao pé do buda. Queriamos uma foto juntos, mas conhecemos o estijo chines de fotografia e sabiamos que se pedissemos so apareceria nos dois na foto... Mesmo se configuramos eles acham o zoom na maquina e cortam toda a paisagem... misterios do oriente... Até que nos saimos bem tirando a foto com a maquina no chao mesmo.

A subida nos esperava, caramba, foi duro! Chegamos la em cima o guia esperava para continuar o trajeto, mostrou as fotos da reserva pra gente e queria saber se queriam ver mais ou tomar cha, os chineses escolheram tomar cha... Muito esquisito pra gente, mas eles passam rapido pelas paisagens, tiram fotos e seguem, sem relaxar, dai ficam horas tomando cha...

Fomos na tal casa de cha, estava vazia, obvio, todos queriam ver o parque não o cha, pedimos o mesmo que eles e estava horrivel! Tomamos um pouco e cansamos, mas eles não, um copo depois do outro... Encontramos uma turista inglesa, unico rosto não chines no parque. Tava dando a volta ao mundo em 1 ano e parou ali depois da escalada de 3 dias do monte Emei, depois ia passar 1 mes dando aula de ingles num orfanato. Achei o maximo. Muito simpatica.

Na saida fui fotografar um templo e novamene 'NO NO' resolvemos perguntar porque e um dos turistas explicou em ingles que dava azar! Rimos muito e voltamos pra tirar as fotos. Explicamos que pra gente não existe azar, que como não acreditavamos não faria diferença. Se pra você faz então não olha essa foto ai ao lado :-)

Uma pena não termos um guia so pra gente, tem um outro buda gigante no parque que não vimos pq a maioria não queria ir.

Na saida o guia me disse que o meu namorado era muito bonito, que tinha olhos lindos (rs)! Depois tentou corrigir elogiando meu nariz, tadinho tava encantado com o Lu :-)


Olha como o barco batalha contra o rio pra ficar parado em frente ao buda, imagina um barco ali no seculo 8!

Album: http://picasaweb.google.fr/vpteixeira/BudaGiganteEmLeshan

Um comentário:

Mi disse...

Que post maneiro Vi, deve ser muito legal ter o guia em ingles para poder acompanhar tudo mesmo, as fotos de vcs ficaram maneiríssimas, adorei!