quinta-feira, 24 de julho de 2008

Lodz


Acordei ainda com duvidas se iria até Lodz ou não. O guia e não falava muito da cidade e fiquei com medo de ser uma robada e eu perder o meu dia em Varsovia, mas resolvi ver os horarios de trem e quanto tempo de viagem seria.

Cheguei pro atendente e disse que queria saber o preço e horarios para Lodz, ele olhou pra mim sem entender, mostrei o nome no guia e ele disse 'wood!' Acredita?? O L é cortadinho e o Z tambem, então eles tem som totalmente diferente dos sem o tal cortinho no meio :-) O trem partia em 10 minutos, decidi pegar.

Na estação uma turista me parou pra perguntar do trem de Cracovia, expliquei pra ela e ela esticou querendo saber se o trem noturno pra Budapeste era perigoso, essa eu não sei. Foi a "mochileira" mais estranha que eu ja vi. Tinha uma mala gigante e estava com a mãe, uma senhorinha japonesa que não falava ingles e estava preocupada com o horario do trem. Nesse bate papo quase perdi meu trem, sai correndo pq o trem parou no inicio da plataforma e eu estava no final. Foi ai que conheci a Ela.

A Ela é polonesa e estava na estação do meu lado, vimos o trem juntas e saimos correndo. Acabamos sentando juntas e fomos batendo papo pra Lodz. Ela me ensinou a ir até a Manufaktura e deu sugestões de comidas pra eu provar. Ta vendo, se você é um daqueles viciados em iPod teria perdido um bate papo otimo pra ouvir uma musica que não vai a lugar nenhum, vai ser sempre a mesma e as pessoas que passam por você não. Eh isso que faz minhas viagens especiais: gente!

Aproveitei pra aprender a falar obrigado, por favor e de nada em polones. Fala - se 'Dincuia', 'Proche' e 'Proche'. Facil né?! E eles ficam impressionados pq falamos certinho, sorriem e fazem sinal de positivo. Adorei!!!

Lodz tem uma avenida principal cheia de lojas e estatuas famosas. Caminhei até o Museu de Historia, mas estava fechado. Por algum motivo que não entendi, pode ser que não funcione na sexta ou porque a rua esta em reforma e esta uma poeira so. Esse museu tem Chagal, Picasso,... infelizmente não vi. Mas o predio é lindo, vale a pena. Fica junto a um palacio que tambem não abre de sexta-feira, mas pude caminhar pelo jardim e tirar fotos. Adorei a fonte do palacio, adoro fontes femininas, dão um ar romantico e os bancos de ferro pintados, muito romantico!

A Manufaktura é muito legal, reconstrução de varios predios antigos numa antiga area industrial. Segui a dica da Ela e foi comer Pierrogi na Perrogerrie. Queria entender como era o prato e a menina me trouxe o pierrogi congelado pra eu ver o tamanho. As atendentes foram muito simpaticas, até me emprestaram uma revista pra eu folear enquanto esperava sozinha.

Depois pedi informação pra uma adolecente pra voltar pro centro de tram, o ponto era muito charmoso em amarelo e preto. Ela não respondeu, disse que não falava ingles, então fui falar com o motorista. Mostrei pra ele o nome da rua que tinha anotado num papel e ele disse que eram 2 pontos dali, falou em polones fazendo gestos, então deu pra entender. Sentei sem ticket mesmo e quando chegou perto ele me chamou la na frente e apontou pra rua, parou um pouco depois e eu usei o meu 'Dincuia'. Acredita!?! Sem falar uma palavra em ingles o cara me ensinou o caminho e foi super sorridente e simpatico. Muito apaixonante esse povo, lembra tanto brasileiro.

Caminhei pela cidade tirando fotos e o engraçado é que não tinha muita gente tirando fotos, foi dificil até encontar um cartão postal. As pessoas me olhavam com cara de 'turista?'.

Pena a casa do poeta estar em reforma e o piano de Rubinstain quebrado, mas foi divertido mesmo assim.

Achei uns postais e queria selo, sem chance, so no correio central. La fui eu. Fila grande. Depois a moça não sabia onde era a Suiça. Tentei em ingles, frances, nada. Dai ela perguntou: Eh na Europa? Pronto, tinham selos para Europa e alem mar, dai foi mais facil! Mando postal de toda cidade pra minha mãe, como o Lu não estava comigo mandei pra ele tambem :-)

Peguei o trem de volta. Tinha um cachorro dentro do trem e ele resolveu fazer xixi bem berto de mim, voltei com os pes pra cima, num trem cheio e com o chao todo mijado :-) Pior, peguei um trem que estava na estação e não perguntei quanto tempo demoraria, era daqueles que param em todo canto, fiquei 2 horas ai dentro, pra ir foi 1:30.

Dei uma volta no palacio da Cultura e Ciencia em Varsovia e voltei pro hotel. Ainda sai pra jantar com o Lu, mas foi so pra passar nervoso, fui mostrar pierrogi pra ele, mas estavam mal feito e as atendentes eram todas jovens bonitas de mini-saia oculpadas se olhando no espelho, raramente apareciam na mesa... uma vide por um prato e a salada veio depois do quente... misterios...

Ainda bem que eu fui em Lodz! Teria perdido uma oportunidade unica de ver um lugar não turistico, comer um bom pierrogi e me divertir com as estatuas e com o bate-papo com a Ela.

Nenhum comentário: