domingo, 1 de junho de 2008

Mais Suiça

De 19 a 22 de maio de 2008Durante a semana os tios do Lu e eu fizemos passeios curtos, para poder voltar e jantar com o Lu. Fomos a Bern, Intelaken, Lago de Thun, Basel e Neuchatel.

Bern

Bern é linda, as ruas da cidade velha são cheias de fontes super trabalhadas, a catedral é um show - as portas tem tantos detalhes que da pra passar horas olhando e as pontes sobre o rio Aare (com aguas bem verdes) sao muito romanticas. No inicio da cidade velha tem relogios datados de 1191 (poe velho nisso), no final as casas seguem o formato das ruas, parecem que fazem curvas. Depois da ponte uma surpresa: dois ursos dentro de um buraco. Estavam dando frutinhas pra eles que pareciam de brinquedo de tal simpaticos. Estava tendo feira na Barenplatz, aproveitei pra provar um queijo, mas não consigo entender o nome das comidas aqui, muito "tchuvass" :-)

Para ir a Interlaken pegamos um trem até Thun e de la um barco. Optamos pela opção de meio dia, assim almoçariamos durante o passeio.Pegamos o Berner Oberland, que é um barco muito bonito.



Oberhofen no Lago Thun
O barco fez varias paradas dentro do Lago Thun, estava meio nublado então não dava para ver o topo das montanhas, mas foi bom poder focar nas casinhas, barquinhos de pescadores, castelos... Achei o Oberhofen (castelo do seculo 12) muito bonito. Eh como voltar no tempo. Foi o passeio de barco mais completo que fizemos, com interior (do barco) e exterior (o lago) lindos.
Intelaken
Em Intelaken pegamos uma charrete para o tour (não va! custa caro e o charreteiro não para pra fotos nem é simpatico) Depois passeamos nas lojas para os tios do Lu abastecerem o estoque de lembrancinhas e chocolates. Tambem visitamos o hotel Vitoria (chiquerrimo). Achei Interlaken turistica demais, muitos asiaticos comprando e comprando... Estavam descendo de parapente em frente ao hotel e ficamos assistindo sentados no hotel.
Prefeitura de Basel
Basel é cosmopolitam demais. Cheia de gente nas ruas e achei a cidade meio suja (no limite que uma cidade suiça consegue ser suja :-) A prefeitura é linda mesmo, sou suspeita pois adoro predio vermelho e ela é toda vermelha cheia de pequenos detalhes. Não fizemos muito, so caminhamos um pouco. Estavam todos cansados e ainda tinha estrada para chegar a Neuchatel que conhecemos no mesmo dia.
Neuchatel
A visita a Neuchatel não valeu. Vou ter que ir novamente para conseguir visitar o castelo. Os tios do Lu não conseguiam andar e o taxista queria 50 francos para leva-los num tour pela cidade, então pegamos o onibus, mas como não tinha planejado nada de transporte publico numa cidade tao pequena acabei peguando o onibus errado. Voltamos para pegar outro onibus e a tia do Lu resolvel tentar abrir a porta do onibus no meio da rua, me deixando nervosa (coisa de brasileiro acostumado com as regalias que temos no Brasil :-) Então so andamos um pouco na orla e voltamos pra Zurich. Achei ambas as viagens estressantes (Basel e Neuchatel). Nem sempre da pra passear na Europa sem caminhar, as pessoas aqui são muito ativas e mesmo idosas ainda encaram subir uma montanha por uma bela vista...

Saldo positivissimo, 4 dias, 4 cidades, 1 lago e muitos sorvetes.

2 comentários:

Mi disse...

Aiiiii que delícia, maldade pura ehehe 100 calorias só de olhar :-)
Adorei o post Vi.
Bjs

Denise Vaz disse...

Amei esse primeiro trecho da sua viagem. Berna, Thun, Interlaken. Já estava programando fazer esse passeio assim, de barco pelo Thun, e lendo sua experiência fiquei mais animada! :D