segunda-feira, 9 de junho de 2008

Lago Maggiore (Suiça e Italia)

Final de semana de 1 de junho.

Na Isola Bella na Italia.

Depois de tanto alemão e frances, acho que ficou faltando italiano nesse meu desbravamento pela Suiça, então decidimos passar o final de semana em Locarno.

Locarno fica bem no sul da Suiça, banhada pelo Lago Maggiore que tem mais de 50% da sua margen na Italia. O lugar é literalmente abençoado! A santa das pedras (não sei a tradução pra portugues, mas é Madonna del Sasso) apareceu onde hoje é o Santuario della Madonna del Sasso, em 1480 para um irmão franciscano chamado Bartholomeo da Ivrea. Varios pintores italianos moraram em Locarno e ha pinturas do santuario datadas do inicio do seculo passado.

Apesar de um local lindo, esta um pouco abandonado. Eu achava que como aqui na Suiça somos obrigados a pagar "imposto igreja", todas as igrejas seriam bem conservadas, mas não é bem assim. O santuario esta todo desbotando e tem uma caixa na entrada com cartaz pedindo doações para a restauração do lugar.

Caminhamos pelo cidade velha e finalmente achamos um hotel para ficar. O mais barato que encontramos foi um albergue, por 100 francos, com banheiro no corredor, chamado Vecchia. Eh, aqui hotel é caro! O lugar é super bem localizado e charmoso.

Jantamos no hotel e saimos para caminhar na orla, que tambem é linda! Da pra perceber que eu amei Locarno? Pois é, virou meu point suiço preferido! Voltamos pro bar do hotel para tomar um vinho e ouvir um casal tocando acordeon, foi magico! O predio é quadrado com um jardim no meio e varandas com grades cheias de plantas. Enquanto o casal cantava um passarinho desceu e cantou com eles, me arrepio so de lembrar de tão lindo que foi!

Domingo pela manha iriamos para Ascona, mas queriamos muito dar uma esticadinha até a Italia, então compramos um passeio até as ilhas de Madre e Bella e no final da tarde parariamos em Ascona.

Jardim de ilha Madre.

Isola Bella e Isola Madre, são 2 das 3 ilhas de Barromeo. Madre tem um jardim que nem parece Europa, cheio de arvores trazidas do mundo todo. Ha pavões, aves australianas e um casarão cheio de salas de teatro de marionete. Pelo que eu entendi as duas ilhas eram points da nobresa que iam para la assistir ao teatro, até Napoleão frequentava a Ilha Bella com sua esposa.

Jardim do castelo de Ilha Bella

Ilha Madre é impressionante, mas ilha Bella é fantasticamente impressionante. Projetada para a esposa de um dos Barromeu em 1632, a condessa Isabela D'Adda. O castelo é imenso e encravado na pedra. Ha varias salas, tambem varias marionentes como na Madre e uma area toda forrada em pedrinhas. O jardim é tão grandioso que nem da pra acreditar que existe! Tem um corredor de arvores de roma, area com limoeiros e laranjeiras, animais (foto), fontes... Enfim, é o maximo! O que mais me chamou atenção foi o misto de materiais utilizados no projeto do jardim. As estatuas possuem detalhes em ferro que eu não tinha visto antes. Para você ter uma ideia, lembra do palacio da sereia Ariel no desenho da Disney? Pois é, parece! Como se tivesse se erguido do mar, mas é no meio de um lago no meio da Europa :-)

Ambos os passeios são pagos a parte do barco: vc paga para pegar o barco e para entrar nos castelos separadamente. Não é barato, não ha desconto pro barco pois não aceitam o cartão de desconto em transporte suiço. Se não levar Euros vai sofrer com as taxas de cambio malucas calculadas na hora: 11 euros do almoço viraram 21 francos :-)

Voltamos de barco rapido, foi mais alguns francos para a reserva do assento e fomos conhecer Ascona (foto). Estavamos bem cansados e ja tinhamos enfrentados todos os climas no mesmo dia: frio do lago pela manha, super quente nas ilhas e o final de tarde estava ameno. Então não andamos muito na cidade, mas deu pra conhecer o iate clube, o clube de golf, a cidade velha, uma igreja que nem sei qual era, mas era muito bonitinha. Finalmente conseguimos parar para um sorvete, estavamos tentamos tomar sorvete desde as ilhas, mas as sorveterias não aceitavam francos... Muito manés não termos levado Euro :-)

Pegamos um onibus de Ascona até a estação de trem de Locarno. São 3 horas até Zurique, então não queriamos sair muito tarde. Pegamos um Mac pra viagem e jantamos no trem. Ufa! Foi sem duvida a suiça mais inesperavel pra gente até agora. Aqui é tudo muito quietinho. Em Locarno assim que pisamos fora do trem ficamos surpresos. Tinha gente falando alto na rua, o condutor do funicular pro santuario descia e mandava todo mundo entrar falando alto, depois mandava ficarem quietos... um outro universo!

Dicas
Link super util:
http://www.maggiore.ch/
Funicular para Santuario del Sasso: 6.60 francos por pessoa ida e volta (com tempo da para voltar andando)
Barco Locarno - Stresa - Locarno para 2 pessoas: 74 francos + 6 para voltar de barco rapido
Ingresso combinado Isola Madre e Bella: + ou - 50 francos para dois. (Não lembro o valor exato e não veio impresso no ingresso)

Nenhum comentário: