Depois de tanto alemão e frances, acho que ficou faltando italiano nesse meu desbravamento pela Suiça, então decidimos passar o final de semana em Locarno.
Apesar de um local lindo, esta um pouco abandonado. Eu achava que como aqui na Suiça somos obrigados a pagar "imposto igreja", todas as igrejas seriam bem conservadas, mas não é bem assim. O santuario esta todo desbotando e tem uma caixa na entrada com cartaz pedindo doações para a restauração do lugar.
Jantamos no hotel e saimos para caminhar na orla, que tambem é linda! Da pra perceber que eu amei Locarno? Pois é, virou meu point suiço preferido! Voltamos pro bar do hotel para tomar um vinho e ouvir um casal tocando acordeon, foi magico! O predio é quadrado com um jardim no meio e varandas com grades cheias de plantas. Enquanto o casal cantava um passarinho desceu e cantou com eles, me arrepio so de lembrar de tão lindo que foi!
Domingo pela manha iriamos para Ascona, mas queriamos muito dar uma esticadinha até a Italia, então compramos um passeio até as ilhas de Madre e Bella e no final da tarde parariamos em Ascona.
Isola Bella e Isola Madre, são 2 das 3 ilhas de Barromeo. Madre tem um jardim que nem parece Europa, cheio de arvores trazidas do mundo todo. Ha pavões, aves australianas e um casarão cheio de salas de teatro de marionete. Pelo que eu entendi as duas ilhas eram points da nobresa que iam para la assistir ao teatro, até Napoleão frequentava a Ilha Bella com sua esposa.
Ambos os passeios são pagos a parte do barco: vc paga para pegar o barco e para entrar nos castelos separadamente. Não é barato, não ha desconto pro barco pois não aceitam o cartão de desconto em transporte suiço. Se não levar Euros vai sofrer com as taxas de cambio malucas calculadas na hora: 11 euros do almoço viraram 21 francos :-)
Pegamos um onibus de Ascona até a estação de trem de Locarno. São 3 horas até Zurique, então não queriamos sair muito tarde. Pegamos um Mac pra viagem e jantamos no trem. Ufa! Foi sem duvida a suiça mais inesperavel pra gente até agora. Aqui é tudo muito quietinho. Em Locarno assim que pisamos fora do trem ficamos surpresos. Tinha gente falando alto na rua, o condutor do funicular pro santuario descia e mandava todo mundo entrar falando alto, depois mandava ficarem quietos... um outro universo!
Dicas
Link super util: http://www.maggiore.ch/
Funicular para Santuario del Sasso: 6.60 francos por pessoa ida e volta (com tempo da para voltar andando)
Barco Locarno - Stresa - Locarno para 2 pessoas: 74 francos + 6 para voltar de barco rapido
Ingresso combinado Isola Madre e Bella: + ou - 50 francos para dois. (Não lembro o valor exato e não veio impresso no ingresso)
Nenhum comentário:
Postar um comentário