domingo, 6 de janeiro de 2008

Amsterdam

Passeio de barco pelos canais em Amsterdam.



Estava super ansiosa para conhecer Amstedam, medo do vento, de não encontrar tulipas, de me decepcionar... mas foi tudo perfeito! Até a natureza nos acolheu, porque só choveu enquanto estavamos dentro dos museus!

Chegamos lá na sexta na hora do almoço, compramos o passe para transporte e museu na estação central mesmo e tiramos a tarde para caminhar.

Tentamos visitar o Heineken Experience, mas está fechado até o próximo verão. Quando começou a escurecer fomos pro Van Gogh Museu. Amei!! Tinha lido a história do pintor e do museu pela internet antes de ir. O museu é bonito, bem ilumidado e fica aberto a noite na sexta, tinha até uma galera tocando musica espanhola e um DJ - nada muito maravilhoso. Escolhi 3 pinturas como minhas preferidas: "Almond Blossom" e "Butterflies and Poppies" de Van Gogh e "Portrait of Guus Preitinger" de Kees van Dongen, pintada em 1910. A loja do museu é otima, comprei uns postais para fazer uma montagem. Tinhamos alguns cupons de desconto e resolvemos encarar um restaurante argentino pra entrar na carne - ja que o almoço tinha sido NYPizza. Claro que escolhemos a opção do menu para qual o cupom não valia, mas valeu a pena, encaramos um "all you can eat" de costelinha de porco com batata frita, comemos até próximo a explodir!

Sábado acordamos cedo e pegamos um passeio de barco pelo canal - eu achava que seria um passeio de velinhos bem chato, mas foi surpreendente! Não deixe de ir!!! Depois fomos no Rijksmuseum. O Lu gostou mais desse museu do que eu. O detalhismo de Rembrandt é legal. A forma como ele iluminava o que queria focar é como uma fotografia de alta definiçao muito antes dela ser possivel. Nesse museu também tem Vermeer e uns armarios de madeira com detalhes em osso muito bonitos que eram feitos a trocentos anos atras por marceneiros holandeses. Depois visitamos uma igreja museu ao lado do Palacio Real que tinha uma exposição de reliquias do Afeganistão, pouca coisa, escura e mal organizada. Tinha que disputar espaço para ver as peças de tão pequenas, mas a loja estava legal, comprei uns puxadores de gaveta feitos no afeganistão em roxo e vermelho - depois acho um lugar especial pra eles, tinha escolhido vários achando que o preço era 75 centavos, mas a legenda em holandes me confundiu e no caixa eu deixei tudo ficando so com dois mais baratos :-) Tava quase escurecendo quando encaramos o shopping center e a loja de departamentos - ambos no DAM.

Jantamos na casa de amigos, com amigos de amigos e fizemos mais amigos. O pessoal do Munganga, Carlos e Claudia, amigos da mãe do Lu, nos recebeu super bem pra jantar. Foi ótimo falar portugues num jantar, estava desacostumada :-) Rolou até brinde pelo ano novo, pelo aniversarios da Tainá, pela confraternização em si... Falamos mal e bem do Brasil, ouvimos historias e brincamos com a Mel, uma gracinha de menina, filha da Ana, que esta aprendendo a falar e inclui palavras em portugues e holandes na sua lingua de bebe. Depois saimos caçando um bar de rock, mas ja era tarde e quando finalmente encontramos uma banda tocando Janis Joplim ja era a ultima musica... fomos dormir.

Domingo caminhamos um pouco e pegamos o trem de volta. Foi uma das nossas melhores viagens. A cidade é linda!

Dicas:

  • Prove Honey Waffel (doce, lugar ).
  • Ficamos num hotel com bom custo beneficio: Acro Hotel.
  • De uma olhada no blog A Janela Laranja antes de ir que tem boas dicas que seguimos e gostamos muito, como o croquete do FEBO.
  • Almoce no Panorama - restaurante italiano, com pizza por 8 euros que da para dois, cerveja bem tirada e um expresso bem a italiana: curto e forte.
  • Fizemos os calculos e 3 entradas para os museus + passe de tram para 48 horas + passeio de barco sairia mais caro que comprar o passe então optamos pelo I Amsterdam Card - comprado na plataforma 2b da estação de trem. Planeje-se!!
PS. Continuo apanhando dos acentos com esse teclado :-) Ignorem please!

Um comentário:

Marcio Nel Cimatti disse...

Oi! É isso mesmo, mais de 3 museus + transporte o Amsterdam pass vale a pena mesmo.

Obrigado por citar o blog!

Um abraço!!!