segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Dia de Reis



No dia de reis aqui na França, uma torta de massa folhada (Galette) é servida com um pequeno rei de ceramica dentro, quem acha o rei ganha a coroa. Claro que ja modernizaram isso e achamos uma Galette do Guerra nas Estrelas que deixou o Lu encantado. Esse final de semana no mercado não resistimos de matar a curiosidade do que vinha dentro e trouxemos a menor que tinha pra casa.

Comemoramos dia de reis atrasado uma semana. Tradicionalmente se bebe Sidra para acompanhar, como não achamos encaramos uma champanhe Carrefour de 80 centavos no lugar (pra mim tava otima!). Compramos a torta tradicional: Galette à la frangipane, mesmo sem saber o que era isso. Achamos que era alguma fruta, mas Frangipane é doce de amendoa, parece aquele doce de dentro da bomba, amarelinho, mas incrementado com amendoa em po - uma delicia!!!

Tres quartos de torta depois e nada do rei de ceramica aparecer, o Lu esperava ver um pequeno Yoda e eu ja tinha perdido a fé na tradição, deviam ter cancelado isso afinal não é justo so um usar a coroa tao bonitinha... Mas na hora do Lu dividir o ultimo pedaço eu disse: "Deixa eu tirar um pedacinho pra mim e pode pegar tudo" Advinha?!?! Achei o bixo :-) Era um pequeno Luke Skywalker.

Bom, 6 pedaços de torta doce + 1 champanhe Carrefour de 80 centavos so poderia dar ressaca, mas não deu - impressionante! Esse pessoal sabe mesmo fazer vinho :-)

Eu adorei a ideia, quem sabe ano que vem não faço pros amigos. Seria otimo ver o Mago e o Lu devorando a torta pra ver quem acha o Yoda :-) Duro vai ser achar um Yoda resistente ao forno :-)

Nenhum comentário: