terça-feira, 22 de julho de 2008

Museus de Varsovia

Apesar da cidade ser cheia de historia e gente importante os museus nem sempre possuem legenda em ingles. Alguns possuem legenda em frances em algumas salas.

O horario varia muito, mas a maioria funciona das 11 as 4 da tarde, porem alguns não abrem na segunda, outros na quarta, outros na sexta...

O preço e o que expoem tambem pode variar, o guia diz 4 zlots e ja custa 8, ou diz 6 e custa 3. O 'free' nem sempre é gratis, muitas vezes tem cota ou não é gratis durante o verão, ou é gratis so para judeus...

Museu de Marie Curie


O museu abriu com atraso de 30 minutos no sabado em que eu estava la. Tem fotos e alguns objetos pertencentes a ela. Infelizmente não vendem replica dos selos nem da nota de dinheiro que ela estampou.

http://muzeum.if.pw.edu.pl

Museu de Historia de Varsovia

Esse museu é enorme.
Algumas salas permitem fotografia, mas não todas.
Algumas legendas em frances, outras em ingles e a maioria em polones.

Eh bom ler um pouco da historia antes de ir pra entender o museu sem ter que precisar das legendas.

Meio dia passa um filme no primeiro piso sobre a historia de Varsovia em ingles.

Sorria para todas as guardinhas nas salas que entrar, elas vão sorrir de volta, cumprimentar e te guiar pelo caminho mais otimizado.

http://www.mhw.pl

Museu Pavilhao X no Cytadela

Varsovia foi colonia russa até 1900 quando se tornou independente. Esse museu é uma prisão dentro de uma fortaleza russa. Ela funcionava em 1830 e tem celas bem mais amplas que as usadas na segunda guerra mundial.

Infelizmente nenhuma legenda em ingles e no dia que visitei estava mais da metade fechado. Pude ver algumas celas e algumas reliquias da epoca.

Eh gratuito e pode tirar fotos, mas é bem longe.

http://www.muzeumniepodleglosci.art.pl

Palacio Real


Mesmo que não tenha muito tempo em Varsovia entre nesse museu, você vai entender como a Polonia era antes de virar colonia.

O Palacio foi bombardeado em 1939 e em 1945 implodido pelos nazistas antes de desocuparem a cidade. O trabalho de reconstrução foi magnifico e contou com doações de museus e pessoas do mundo todo. Muitos exilados mandaram dinheiro para reerguer a historia da epoca de ouro do pais.

Hoje o palacio é mais rico do que era antes.

O passeio pela Rota 2, que mostra os aposentos do rei, salas de conferencia, exposição de moedas e presentes custa 22 zlots.
http://www.zamek-krolewski.pl/

Museu das forças armadas

Não entramos no predio desse museu, so visitamos o parque externo cheio de aviões, tanques e canhoes.

Eh gratuito, as legendas estão em ingles e pode tirar foto. Adorei!

Caminhe na Al Jerozolimskie até o final do museu, quase na ponte tem uma entrada pro parque.

http://www.muzeumwp.pl

Um comentário:

a disse...

Vivian, eu tinha um dia livre em Varsóvia e um monte de dúvidas do que fazer. Graças ao seu blog pude definir o meu passeio. Muito legal, "coisas"como essas e pessoas interessantes como voce fazem a internet valer a pena! Muito obrigado.
Marco Aurélio e Mattos