domingo, 27 de julho de 2008

Varsovia, 19 de julho de 2008


Tive uma noite muito chata, o hotel tremeu muito, até fiz um video pra mostrar - ta la no final.

Resolvi fazer do meu sabado um dia de museu. Comecei pelo de Marie Curie, ja tinha gente na porta quando eu cheguei 10:10, mas ainda estavam fechados, apesar da placa mostrar horario da abertura 10h. Resolvi tirar umas fotos das iguejas enquanto estavam vazias para esperar.

Torre Palacio da CulturaAs igrejas, assim como toda a cidade velha, foram reconstruidas e tentaram refazer exatamente como eram antigamente, menos a catedral, que é bem diferente de como era antes.

Voltei pro musei de Marie Curie, surpreendentemente so custa 3 zlots pra entar, mas tambem não tem muito para oferecer: arvore geneologica, fotos de encontros famosos, replica do laboratorio e outras pequenas coisinhas. Eu sou uma colecionadora, queria selos ou replica da nota estampada por ela, mas eles não tinham...

Vez do Museu de Historia de Varsovia, adorei, apesar de não entender tudo. Gostei da Varsovia miniatura, da pra ver como era e como é hoje. Tambem adorei a motocicleta e as fotos antigas da cidade. Meio dia fui pra sala de projeção ver o filme da historia da cidade em ingles. Achei muito triste, chorei o filme todo... as fotos são fortes e a musica dramatica. Não é o tipo de imagem que eu quero manter da cidade.

A fome bateu e eu queria visitar o Palacio Real ainda, então parei pra um Zapiekanki.

O Palacio Real é lindo! Por fora não da pra imaginar a grandiosidade do interior, as salas e tronos são muito legais. Eu adorei a exposição de moedas antigas e de presentes, mas o melhor de tudo pra mim foi o quadro Jewish fiancee que foi comprovado ser um Rembrandt em so 2006, pq não foi assinado pelo artista. Eh tão lindo, parece que a menina esta realmente saindo do quadro. Amei!!!

So faltava visitar as ruas de compras no centro, peguei um trem e fui. As ruas são bem charmosas, adoro o fato de não serem de asfalto. Aproveitei pra tomar o melhor sorvete de Varsovia.

Antes do jatar com a galera do PhD encaramos a subida até o topo do Palacio da Cultura e Ciencia. Foi a hora certa pois o por do sol estava lindo e o ceu parecia desenho animado de tão azul.

Estação de trem ao lado ao hotel.

2 comentários:

Mi disse...

Nossa, pq tremia tanto?
Maneiro o sorvete! :-)

Vivian Teixeira disse...

O hotel fica do lado da estação de trem. Tremia todo dia, mas de sexta pra sabado tremeu mais que no resto da semana.
Bjo