segunda-feira, 16 de junho de 2008

Finais de semana animados

Bern, ursos e torcedores holandeses em todo canto.

Aproveitamos os ultimos finais de semana para passear comprando apenas a passagen do Lu, ja que meu ticket era valido por 30 dias. Alem de conhecermos o Lago Maggiore tambem fomos a Bern e Genève.

Com a Eurocopa rolando por aqui Bern estava laranja :-) A cidade estava dominada por holandeses animadissimos e fantasiados de leão, cenoura, xis... Estavam tão animados que faziam pose para os turistas tirarem fotos deles. Visitamos a cidade num domingo e saimos antes do jogo começar, mas a area da torcida ja estava lotadissima.


Aproveitei para ver monumentos que não vi da outra vez e pude entrar na catedral que estava fechada da ultima vez (era uma segunda-feira). A igreja é linda e estavam tocando o orgão gigante o que deu um clima ainda mais especial a nossa visita.

Genebra

Passamos um final de semana inteiro em Genebra. So não entramos nos museus, mas fomos até a sede das Naçoes Unidas e fizemos um tour para conhecer as instalações. Caminhamos pela orla, na cidade velha e no Parc des Eaux-Vives, onde tem um jardim de rosas maravilhoso!
Dormimos no Ibis Aeroporto, não é barato: 166 CHF, mas tem transporte gratuito do aeroporto até o hotel e tambem nos deram bilhete de transporte publico para todas as zonas para 2 dias.
O passeio a ONU é impressionante, o predio antigo, quando foi construido so era menor que o castelo de Versailles, as portas tem uns 7 metros de altura e as janelas seguem a mesma linha. Como era domingo e não havia nenhuma conferencia pudemos visitar as 3 salas. Engraçado um lugar tão grande com apenas 3 salas de convenções, mas essas salas são gigantes.

Sala onde o Yasser Arafat deu o primeiro passo para aceitação de Israel em 1988. Ele aceitou a resolução 242 do Conselho de Segurança dando abertura as negociações.

Importante: A entrada da ONU não é na Place des Nations, onde os onibus param, a entrada é no cruzamento da rua Appia com a Av de La Paix, então pegue um onibus até la , depois da visita vc desce para tirar fotos na Place des Nations com as bandeiras. Tem uma placa na guarita na Place des Nations dizendo "Entrada a 500 metros", mas são 500 metros de subida!

Genebra estava sediando o grupo A, e ontem teve Turquia x Rep Tcheca la. O clima estava otimo, os torcedores brincavam um com o time rival nas ruas, tiravam fotos juntos, cantavam. Tinha policia em todo lugar e até os torcedores tiravam fotos dos policiais, tudo muuuuuuito mais civilizado que o nosso futebol no Brasil.

Em Bern fomos no MacDonalds pra não perder muito tempo, mas em Genebra encaramos o Café Paris (novamente otimo), um chines em frente a Gare Cornavain (pessimo! Meu yakissoba era espaguete com alface) e o portugues La Matze (medio - estava muito cheio e o atendimento demorava, alem do frango assado, que era o prato principal do lugar, estar completamente sem tempero). Tentamos ir no Les Brasseurs no jantar, mas dentro a fumaça de cigarro estava insuportavel e fora não serviam todo o menu, no almoço de domingo perguntamos se estavam abertos e a garçonete respondeu a francesa (altamente mal educada e irritada com a sua presença) que não estavam abertos...

Ja em Zurique esta tudo bem, assistimos a um jogo no Juerg e eles a um aqui. A estação central esta decorada para a Eurocopa e ha uma concentração de fans do lado do lago. Cortei o cabelo numa cabelereira japonesa muito simpatica que visitou o Brasil quando era adolecente e ainda lembra algumas palavras (que saudade de pagar 35 reais pra cortar o cabelo). Essa sera minha ultima semana no curso de ingles - ainda bem pois a aula é chatissima, os alunos suiços são altamente mal educados (quando juntos rarissimamente falam em ingles comigo, mas falam de mim em alemao um com os outros e riem pra mim como se eu fosse palhaça) e a escola é mal estruturada (nem computador na sala de aula para rodar o CD do curso eles tem).
Decoração na estação central de Zurique.

Nenhum comentário: