sábado, 5 de junho de 2010

Rota do Vinho Suíço


Uma vez por ano durante dois dias de maio as caves de vinhos suíços entre Neuchatel, St Saphorin e Geneva abrem as portas para o publico. Aproveitamos o sabado ensolarado para provar alguns vinhos da região de Lavaux, que fica entre Vevey e Lutry e que é uma região considerada patrimonio mundial pela Unesco.

Dá pra fazer o passeio sem que as caves estejam abertas também, é uma rota de caminhada em zigzag, com um bocadinho de subida e decida. Tem mapa e instruções no site de turismo.

Já se você não é do tipo que gosta de caminhar dá pra conhecer as caves com o trezinho oferecido durante os dias do evento.

Pra provar os vinhos tem que comprar o copo do evento que custa 15 francos, com um copo vc pode provar em todas as caves que quiser parar.
Paramos em 5 caves e adoramos o pinot noir Pierre Luc Leyvraz que fica em Chexbres, o branco dessa cave também era gostoso. O dono é muito simpatico e até levou a gente pra conhecer as maquinas e toneis de vinho, foi muito bom. Varias caves ofereciam queijos e pães junto com o vinho, tudo muito saboroso e fresco.
Foi o primeiro dia de sol forte do ano, ficamos com a marca da camisetas e parece que não vai sumir tão sedo! No final estavamos destruídos de tanto andar e não conseguimos fazer o percurso todo, terminamos em Cully.
Em julho nos mudaremos pra Vevey, a cidade onde a região do vinho começa e adorei fazer essa caminhada e conhecer as cidades vizinhas. A sensação foi de conhecer bons vizinhos.

7 comentários:

Mi disse...

Ai Vi, adoro Pinot Noir, deve ser tudo de bom esse passeio. Vocês vão se mudar novamente então?
Só passeandinho pela Suíça :-)
Bjs

Denise disse...

Olá Vivian,
Cheguei ao seu blog por acaso. Estava pesquisando sobre o trem GoldenPass e achei suas histórias e dicas sobre a Suíça. Você mora em Lausanne? Pois eu trabalho na Nestlé e estou indo trabalhar por um mês em Lausanne agora em agosto.
Terei três finais de semana para passear, antes de pegar o trem para Milão, e depois para Padova, onde trabalharei mais um mês. Estou pensando em como aproveitar estes finais de semana suíços. Tinha pensando em gastar um sábado em Genebra e no domingo o trem de Martigny até o Mont Blanc. Me recomendaram bastante este passeio! no segundo fds estou pensando em pegar o GoldenPass e ir até Zurique, dormir uma noite, e voltar de trem no fim da tarde (mas daí pegar o trem normal, não panorâmico). No terceiro fds eu estou em dúvida! Tinha pensado em ir até Lyon, pq é pertinho, mas talvez queira aproveitar algo na Suíça mesmo.
Sonho eu ver aqueles lagos rodeados por alpes nevados! Ficaria muito feliz se pudesse me dar umas dicas! E parabéns pelo blog! Abraço,

Vivian Teixeira disse...

Oi Denise,
Que bom que o blog foi util.
Olha eu não fiz ainda passeio pra Mont Blanc então não posso sugerir nada, mas quanto ao GoldenPass eu sugiro você inverter o passeio:
Sai daqui no sabado as 9:20, por exemplo, pra Zurich, conhece Zurich no sabado quando a cidade esta movimentada e você vai poder sentir o clima de compras tipico de la, almoça la mesmo proximo ao lago ou ao rio. As 4 ou 5 pega um trem pra Luzern e aproveita pra conhecer a ponte coberta e caminhar em frente ao cassino com uma vista fantastica pras montanhas e pro lago(aqui o sol se põe lá pelas 21). Dorme em Luzern e pega o GoldenPass no domingo de manha.
Eu já fiz o GoldenPass nas duas direções e o melhor é descer. Qdo vc sai do tunel e olha Montreux lá do alto é simplismente fantastico.
Vai chegar em Montreux no meio da tarde, dará tempo de tirar uma foto na estatua do Fred Mercuri e tomar um sorvete aproveitando a vista.
Quanto a Lyon não conheço, mas do final de junho até agosto é época de florada nos campos de lavanda em Provence e não é tão longe então se tivesse que escolher entre Lyon e Avignon eu iria pra Avignon.
Qualquer dúvida me escreve.
Bjos
Vivian

Marina Santos disse...

Olá...
tambem cheguei por acaso no seu blog,vou fazer um estágio (sou Enóloga)mas ainda sem data certa em Lavaux e em alguns vinhedos da região!Posso abusar pedindo umas dicas qndo se aproximar a data da viagem...
Marina

Vivian Teixeira disse...

Oi Marina,
Claro que tiro as dúvidas.
Pode postar aqui ou mandar pro vpteixeira@gmail.com
Bjos
Vivian

Anônimo disse...

Ola Vivian,
Estou indo no final de abril do dia 27 a 02 de maio para a Suiça. Gostaria de umas dicas. Tenho 5 dias para ficar ou em Lausanne ou em Vevey. O objetivo da minha viagem e conhecer os vinhos da região de Lavoux. Sendo assim qual seria a melhor cidade para fazer base, se as vinicolas recebem visitas nessa epoca, e se não estando de carro se da para fazer a rota a pe ou de trenzinho.
Bjs.
Denise Soares

Vivian Teixeira disse...

Oi Denise,

Esse site tem as datas do dia que as portas estao abertas e tem o trenzinho.
http://www.vins-vaudois.com/f/home/
Sera em junho.

Eu ouvi falar muito bem dos vinhos de Epesses: http://www.caveau-epesses.ch

QQ lugar pra ficar é bom, tem trem e onibus. Com um pouco de disposiçao da pra ver tudo, mas imagino que em Lausanne tenha mais opçoes de hotel.

Boa viagem!
Bjos