segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Jornada do Patrimônio (Setembro)

Sabado, 15 de setembro de 2007
Hoje participamos da jornada do patrimônio, uma vez por ano você pode visitar gratuitamente o patrimônio histórico da cidade, mas tem que pegar os ingressos com uma semana de antecedência na prefeitura – tudo muito organizado!
Podiamos escolher dois lugares, fomos ao Observatório e na Opera. Depois aproveitamos para tirar umas fotos pela cidade e para conhecer uma espécie de Jardim Botânico, foi uma boa pernada!

Gostei muito dos passeios e aprendi bastante também. Sabia que a Opera em formato de U (como o prédio de Manaus) é considerada modelo italiano? Pois é... A história do observatório também é legal: durante a 1ª. Guerra ele foi tomado por alemães e os oficiais o usavam como dormitório pois era um local de pouco interesse para ser bombardeado, hoje não é mais o mesmo prédio que foi transformado uma casa anos depois.

É legal ver o incentivo a cultura que existe aqui, é uma realidade muito diferente da nossa no Brasil.

Mudando de assunto, estou aproveitando bastante os queijos daqui. Mimolette Jeune é quase uma sobremesa de tão suave, aprendi a apreciar outros tipos de queijo moles mofados não só Brie e Camembert, tudo é ótimo! Ah e não venha me dizer que queijo aqui é sempre sobremesa que não é bem assim não... Lille é meio belga, por isso as sobremesas aqui são mais achocolatadas - uma delicia!

Dica de viagem: na primeira vez que viajei pro exterior não queria parar, um museu por dia, um local histórico diferente a cada parada... uma loucura! Deitar pra tomar sol no Central Park nem em sonho, ficar parada me irritava. Nas ultimas viagens tenho sido menos ansiosa. Parar num parque, ver o tempo passar tomando um solzinho, olhar as crianças jogando bola, adultos conversando... é único, você recarrega as energias e aproveita para olhar as pessoas que são realmente dali. E se você não gosta de parque pára num bar com boa vista, peça um vinho, olhe o tumulto de longe e as pessoas de perto.

Nenhum comentário: