segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Carte de Sejour (Outubro)

Segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Vista da janela do estudio a noite (10°C) e durante o dia (15°C), muito nevoeiro e ainda estamos no inicio do outono.
Essa semana a maior aventura que tive foi ir até a Grosbill comprar um novo notebook. Pegamos o onibus errado e paramos numa cidade antes, sorte que aqui com 20 minutos de caminhada você chega na proxima cidade. Pena não terem notes com teclado americano , agora tenho que olhar para o teclado para digitar caso contrario fica assim: se, olhqr pqrq o teclqdo digitqndo zzz,terrq,co, (sem olhar para o teclado digitando www.terra.com). Tambem não é facil acentuar, ainda não achei a + agudo … Se alguem souber me avisa !!! Agora posso usar a internet ao mesmo tempo que o Lu, pois antes estavamos revesando.
Ir até a prefeitura de Lille fazer minha inscrição para ter uma Carte de Sejour - carteira de identidade que me permitira ficar 1 ano na França - não pode ser chamado de aventura, foi desesperador... A orientação da embaixada era para ir dentro dos 2 primeiros meses na prefeitura, como sou visitante (esposa de estudante é visitante) a escola disse que so poderia tirar minha carta na prefeitura, enquanto que a do Lu seria feita na escola, mas avisou que eu precisaria da carta dele para pedir a minha. Demoramos 6 semanas para conseguir um recibo que comprova que ele deu entrada no pedido pela escola, então la fui eu para a prefeitura com meus documentos e o tal recibo. A atendente foi bastastante paciente e simpatica, marcou minha entrevista para revisar a documentação para as 8 da manhã do dia 2 de janeiro de 2008, um mes e meio depois do vencimento do meu visto... Quer dizer, tudo que eu fiz tava errado.
Se vier para a França não importa o que te expliquem, va pegar informações diretamente na prefeitura! Aqui em Lille você pode ir na prefeitura no dia que chegar e agendar sua entrevista - o periodo de espera minimo é de 3 meses - então você tera 3 meses para arrumar os documentos. Se for parada pela policia francesa no periodo sem visto terei que mostrar um papel onde a atendente rabiscou meu nome, data e hora da entrevista, sem nem assinar, e torcer para o policial aceitar.
A algum tempo estou para falar desse queijo, la vai: Rocamadour – queijo super forte de cabra, da muita sede então tenha um vinho por perto. Quando dei a primeira mordida me senti no filme do Ratatoule quando os fogos do sabor explodem a cada mordida que ele da no queijo (esse filme é lindinho !).

Nenhum comentário: