segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Uma Semana em Paris (Setembro)

Domingo, 23 de setembro de 2007


Cheguei num domingo de manhã e saí de Paris num domingo a tarde, tive aula de frances e sobre a cidade 3 dias durante meio período e mesmo assim consegui visitar tudo que queria, ficar caminhando a toa e tomar sol no parque!

Peguei Paris no meio do Campeonato Mundial de Rugby, esporte do qual eu não sei nada, mesmo assim não deixei de assistir e me divertir.

Romance? Só achei romantica a Torre Eiffel acesa a noite, no mais é muito turistico.


Oriente-se
  • O mapa do metro está disponível na internet, então estude-o antes de ir. Isso ajudou muito a saber exatamente o que fazer nesses 7 dias. Vi muita gente perdida no imenso sistema de metro. Olhe o mapa e aprenda a ver a cidade como os franceses: à gauche (abaixo de rio Sena) e à droite (acima) – apesar de gauche significar esquerda e droite direita...
  • Saber os horários dos locais que quer visitar é essencial! O Louvre fica aberto até as 22 horas de quarta-feira e sexta-feira, mas algumas salas de exposições fecham as 17:45, por isso é bom pegar o mapa de manha e se planejar para o dia todo. Se der sorte pode entrar de graça, basta estar na cidade no primeiro domingo do mês.
  • A estação de metro Chapelet dá bem no centro da cidade, onde tudo é mais barato! É uma estação gigante, gastamos 20 minutos de um metro para o outro! Já a La Bastile é o point dos estudantes – ótimo local pra procurar um restaurante!
  • Pegar ônibus entre um point e outro é melhor do que ver só a janela do metro. Gostei do 92, mas tem muitos outros com bons trajetos, como o 96.

Comida
(depois do primeiro bistrô você me entenderá)

  • Garçom francês é extremamente incompetente e normalmente só tem um pro restaurante todo, como ele não consegue dar conta do recado te ignora ou te manda embora (como aconteceu conosco num restaurante recomendadissimo pelo nosso guia de viagem). Se quiser ser bem tratado procure os restaurantes não tipicamente franceses, como os gregos (saia de Notre Dame pela Petit Pont e vire a 2ª a direita) ou paquistaneses (na Bastile).
  • Comemos muito bem numa lanchonete que serve paninis e quiches na Rue Saint Dominique (entre a Torre Eiffel e o Hospital dos Invalides). Alias, lá provamos o melhor panini de todos: Panini Nutella! Fora do eixo turístico os franceses tratam melhor os clientes.
  • Se quiser encarar comida francesa sem levar junto o pacote ‘serviço ruim’ vá a uma cadeia, como a Hipopotamus, é cara, mas é garantia de bom serviço – como o preço é tabelado optamos por provar os pratos no local chique e fomos na avenue George V, estava ótimo!

Compras

  • Achei os preços da La Fayette ridículos, o mesmo conjunto de talheres que custa 8 dolares a peça nos estados unidos aqui custa 23 a peça... só rindo mesmo! Alem disso, quem paga 300 euros numa almofada? Vale a visita pois a galeria é linda, o teto é um show e ver a fila de chineses na Louis Vitton é engraçado. A La Fayette de Montparnase tem opções mais baratas, basta sair da loja e procurar outras lojas no mesmo shopping.
  • O 4 temps, shopping da estação La Defense, também vale uma visita, nem que seja para comer um croissant no Paul (uma das melhores padarias daqui e tem origem em Lille).

Pontos Turisticosdicas validas para verão e outono... o resto eu não sei ainda.

  • No sábado e domingo de sol fuja de todos eles, é muito muito muito cheio!
  • Adorei Montmartre. Demos sorte de pegar uma banda boa tocando na rua eu fiquei dançando enquanto o Lu tirava umas fotos da banda. Não curti os preços dos quadros, se puder deixe para comprar em Praga que também é cheia de pintores pelas ruas e custa um quinto do preço daqui – de Paris leve as fotografias!
  • Curti bastante o Louvre, é mal organizado comparado ao Metropolitan em NY, mas o palácio em si é lindo – se você curte história como eu não deixe de ir na sala do Louvre Medieval, entender um pouco da história do lugar e ver as relíquias encontradas durante a construção da pirâmide na década de 90.
  • A torre é o máximo, especialmente a noite. Lembre-se: a melhor vista da cidade é a própria torre, de cima dela você vê o resto... Fui em todos os pisos (tem 3) do 2º para o 3º é mais do mesmo, nada muda a não ser o frio, alem do Sena nada é muito especial e se conseguir resistir procure outra vista, se não economise e vá somente até o 2º piso.
  • Não visite Notre Dame no sábado ou domingo!!! É sério! É um formigueiro de chineses que mal dá pra ver o local!

Desculpem se escrevi algum nome errado, depois eu corrijo - tô com sono e vou ficar sem notebook essa semana então se não escrevesse hoje acabaria esquecendo.

Nenhum comentário: