segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Duas Semanas, Passeios e Compras (Agosto)

Domingo, 26 de Agosto de 2007

Estou morando em La Madeleine, cidade colada a Lille no norte da França. Para não ficar doida dentro do estudio que alugamos todos os dias fazemos uma caminhada.

Andar em La Madeleine é uma delicia, tirando o mar de coco de cachorro na rua. Estamos no verão e o sol se põe quase 10 da noite, as ruas são floridas, as praças cheias de crianças e idosos. A rua de casa é uma graça, tem açougue, mercadinho, pizzaria, padaria anexa a um restaurante bem charmoso... Tudo cheira gostoso, principalmente o frango assado vendido no açougue. Achei os legumes daqui muito cheirosos, até o alho tem consistência diferente do alho no Brasil. Não dá para fazer muitas compras em La Madeleine, por ser uma cidade pequena as coisas são mais caras, até a bagete de 40 centavos no centro aqui custa 80.

Notei que em Lille as construções são grandiosas, imenso museu, enorme prefeitura, gigante praça do teatro... Andar sem se perder é um desafio. As quadras não seguem um padrão retangular, especialmente na parte antiga da cidade. Ainda estou aprendendo a caminhar pelo centro da cidade, logo não me perco mais. Há muitas lojas, várias de grifes famosas. As ruas são cheias de ingleses torrando suas libras e falando com um sotaque engraçado. Existe alguns shopping centers, já visitei dois, os outros dois estão em reforma. Achei tudo caro, só compramos comida e 3 novelos de lã para eu ter o que fazer antes de dormir - quando quero variar da leitura, afinal não temos tv.

As primeiras duas semanas não foram faceis, foi preciso me adaptar a nova casa de um comodo só, ao novo horário, ao sol batendo na janela durante a noite, a nova vida sem trabalho, sem barulho e, na semana de aula do Lu, uma vida sem voz, porque não há com quem falar - somos só nos dois. Acho que o pior já passou, consegui achar um curso de francês, as aulas começarão em outubro, já temos internet, um numero de telefone para que a familia nos encontre e conhecemos um grupo de paquistaneses que são muito simpaticos e animados.

Dicas das duas primeiras semanas:

  • IKEA é o point para comprar itens para casa, tem preços imbativeis. Comprei lá panela, toalhas e cobertor.
  • Todos os produtos de marca própria Carrefour são bons, pode comprar.

  • Esmalte custa 8 euros! Traga do Brasil ou de alguma viagem.

  • Leve sempre uma sacola na bolsa, as vezes custa 20 centavos de euro uma sacolinha plastica no mercado.

  • Pense duas vezes antes de oferecer ajuda a velhinhos, algumas velhas francesas odeiam ser ajudadas, podem dizer "não precisa" ou te mandar pro inferno!

Eu embaixo do lustre na entrada do Palais des Beaux Arts.

Nenhum comentário: