segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Um Domingo Sem Internet (Outubro)

Terça-feira, 02 de outubro de 2007
La Citadelle - Lille

Minha semana foi basicamente: limpar a ‘casa’, lavar roupa, passar roupa, fazer mercado e jantar fora 2 dias, pois o Lu teve aula a semana toda.

Aproveitei os jantares para ‘ticar’ mais alguns pratos da minha lista ‘não sair daqui sem provar’: Charlote ao 2 chocolates, Foie Gras (fígado de ganso/pato com pão e patê de cebola), Veau (vitela) e Lille Vieux (queijo da cidade). Notei que os restaurante aqui tem pouco em comum com os restaurantes franceses no Brasil, os pratos são enormes e você sai satisfeitíssimo, o oposto das minúsculas e caríssimas porções servidas no Brasil. Aparentemente a noção mundial de comida francesa se limita a Paris, que é bem diferente de Lille.

Existem 2 tipos de cardápio: a Formula, preço fixo, onde você pode escolher entre um conjunto de entradas, principal e sobremesa ou café e tem a Carte que você pede tudo separadamente e é mais caro, alguns lugares chamam Formula de Menu. No jantar promovido pela escola conhecemos o Restaurante Saint Anne, próximo a Gare Flandres, onde os preços não são pra estudante, 41 euros a formula. Os garçons foram muito simpáticos e o jantar durou cerca de 4 horas!!

Domingo atravessamos a Lille Velha, um bairro da cidade que sobreviveu às guerras e é bem bonito, até o parque de Citadelle, é um forte que até ponte elevadissa tem, muito legal! Foi uma caminhada e tanto. Na volta paramos num parque de diversão para tomar sorvete e olhar o movimento. A quantidade de crianças por aqui é impressionante, mas o mais é o número de grávidas com filhos pequenos, as vezes tem carrinho duplo, como os de gêmeos, mas são 2 bebes com pequena diferença de idade – parece que o pessoal por aqui não respeita muito o período de dieta... A França está entre os países com maior taxa de natalidade da Europa e isso é fácil de se notar.

Se você leu até aqui, poderia, por favor, deixar um comentário "Eu Li"! Blog é legal, mas sem resposta parece escrever para ninguem :-), então melhor você iteragir, caso contrário vou voltar a lotar sua caixa de e-mail até me responder :-). Obrigadinha
PS.: Durante a migração do blog não consegui migrar os comentarios, mas adorei todos eles!

Nenhum comentário: