domingo, 2 de dezembro de 2007

Salamaleico

Domingo, 2 de dezembro de 2007
Lu tomando vinho quente no Marche de Noel
Essa semana fomos em duas feiras: o Marche de Noel e o Marche de Wazemmes.

A cidade ja esta toda decorada para o Natal e tudo é muito bonitinho e elaborado, com barraquinhas na rua vendendo gaufres e vinho quente, roda gigante, carrosseis, casa do papai noel... Ainda não tem neve, mas para dar o clima eles colocaram varios pinheiros embranqueçados pelas ruas, uma graça!

Wazemmes é um bairro de Lille e todo domingo tem feira de rua la, é bem lotado, mesmo hoje que esta chovendo. Você pode pegar os legumes e colocar nos saquinhos como no Brasil - na Alemanha você diz o que quer, por exemplo amora, e o feirante escolhe e te dà, você não toca pois ja esta tudo limpo, da pra sair na rua comendo amora! Aqui vem tudo sujo mesmo e as semelhanças não param por ai, o cara pesa super ràpido e te diz o preço, mal dà para ver o peso. Varias vezes achamos que estavamos sendo roubados em alguns centavos, mas estava divertido e mesmo assim ainda saia bem mais barato que comprado no supermercado.

Sempre que vou ao mercado comprar carne tenho a sencação de estar comprando um monte de hormonio, pois não acredito que exista um frango com perna do tamanho do frango inteiro, mas na volta da feira de rua paramos num açougue para trazer frango pra casa e tinham frango de verdade, com tamanho normal. O local é muçulmano, com carnes abatidas no modo que eles consideram mais saudavel. Nos trataram como arabes, até o Salamaleico roulou. No final eles nos explicaram que a nota de euro que tinhamos usado para pagar parecia ser falsa, o caixa não queria aceitar e um atendente veio verificar, converçaram e nos venderam o frango mesmo assim. Realmente as coxas estavam uma delicia! Fizemos pro almoço de hoje com pure de batata - bem mais saborosas que as do supermercado.

Nenhum comentário: