segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Reciclar e Criar

Coletores de lixo (vidros, metal e oleo vegetal).


Depois de sete dias de castigo em casa repousando sabado fomos na reciclagem pra eu tomar um sol, afinal de contas sem sol não absorvo vitaminas e foi essa a desculpa que eu usei pra convencer o Lu a me levar com ele :)

Aqui na Suiça cada estado tem suas regras de reciclagem, tem lugar em que você tem que separar o lixo obrigatoriamente, mas em Zurique reciclagem é opcional. A unica obrigatoriedade é que o lixo não pode ir pra rua em outro saco que o saco oficial, o Züri Sack. Esse saco não é barato e cobre o custo da coleta. Pelo que eu li depois que o governo passou a usar esses modelo a produção de lixo no pais reduziu 50%.

Todo bairro tem coletores de vidros, metal e oleo vegetal. Então a gente recicla por opção, mas tem os que reciclam porque se usar os sacos pra tudo acabara ficando muito caro.


As garrafas pet, pilhas, baterias e garrafas de leite podem ser devolvidas no mercado. E no centro tem coletor de caixa tetra pak também.


Papel é recolhido duas vezes por mês. Mas precisa ser colocado na rua amarrado por cordão e NUNCA dentro de saquinhos nem de sacolas de papel. Se fizer isso o lixeiro não leva.

Papelão é recolhido uma a duas vezes por mês, depende do mês. Esse é so colocar as caixas la que eles levam, não são tão rigidos como os lixeiros que pegam papel.

Duas vezes por ano recebemos pelo correio dois sacos plasticos, um pra roupa e outro pra sapatos, o saco vem com instruções de data e hora pra coloca-los na rua. Se quiser jogar alguma roupa fora da data da pra jogar numas caixas proximas a pontos de onibus ou bonde.

As datas variam por codigo postal e todo fim de ano o governo envia um envelope com as instruções do lixo pro ano seguinte. Vem as datas para as coletas de papel, papelão e roupas. Também o endereço para jogar lixos grande. Mas se for um movel pequeno que você não for usar mais pode colocar do lado da lixeira que os lixeiros levam.
O nosso coletor favorito é o de coco de cachorro! Olha que gracinha.

Eh uma caixa de lixo com um pacote de saquinhos rosas do lado. Você pega o saquinho, limpa o coco do cachorro e joga dentro da caixa verde.

Parece impossivel, mas todo mundo usa, até as senhorinhas que andam com apoio!!
Muito civilizado!

Lembram de um filme em que as mulheres são robos e tudo funciona perfeitamente dentro de um bairro fechado? Acho que eu queria criar um bairro igual no Brasil, não precisava transformar toda esposa em robos, mas seria muito legal morar num lugar onde as coisas funcionam como aqui e ainda tem meus pais por perto, falamos portugues e é quentinho!!! Alguem topa montar o bairro comigo?

2 comentários:

Unknown disse...

Eu topo!!! :)

Mi disse...

ahahha, essa foi boa, saquinho rosa e tudo. Aqui onde a gente mora tambem eh obrigado a recolher mas nunca vi esse coletor, ehehe, que maneiro Vi.
iiii nao sei como vai ser esse bairro, em SP? Porque daih meus pais iam estar longe, ehehhe.
Bjs