quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Casamento à Francesa




Esse final de semana fomos num casamento em uma pequena vila perto de Provins na França. Fica a 1 hora de Paris. O Arturo estuda com o Lu em Lille e se casou com uma francesa chamada Marion.

Não tinha outro jeito de ir que não fosse de carro, então pegamos um trem pela manha aqui e chegamos em Paris na hora do almoço, lá alugamos um carro e fomos pra Provins. O caminho até Provins é normal, só em autoestrada, mas até o casamento era entre fazendas e pequenas vilas com uma rua só. Até que vimos uma construção que parece um castelo e na verdade era a igreja do casamento. Nunca tinha ido num casamento frances, muito menos em um de uma francesa casando com um mexicano. Então vou contar em detalhes pra vocês saberem como é também.

A noiva entrou na igreja em ponto: 4 da tarde. A missa foi celebrada inteira e o sermão foi super longo então demorou quase 2 horas. Os convidados sairam todos da igreja antes dos noivos, que vinham caminhando pelo corredor esperando que todos saissem. Eles só passam nos bancos vazios. Na porta tinha petalas de rosas que esperamos do lado de fora pra jogar.Adorei eles terem mesclado as culturas. As musicas durate a missa foram cantadas por uma cantora em espanhol (bem emocionante!). E o folheto trazia alem da verão em francês, uma em inglês e uma em espanhol - o pai da noiva é ingles. E do lado de fora da igreja aviam cantores mexicanos puxando o pessoal em direção do hotel onde foi a recepção.

Champanhe e música: O pai do noivo resolveu dançar e a cantora se juntou a ele.

Das 6 as 9 da noite ficamos do lado de fora tomando champanhe e beliscando, só as 9:30 é que o jantar foi servido. São vários pratos: entrada, prato principal, sorbet, queijos. Só não consegui comer a entrada pois figado de pato com pure de maçã não é muito apetitoso, mas o Lu come qualquer coisa... O melhor foram os queijos, um melhor que o outro!

Durante o jantar teve várias pausas, os amigos dos noivos prepararam brincadeiras com perguntas pros convidados fazerem pros noivos, fizeram montagens com fotos pra discontrair, a cantora espanhola cantou mais umas músicas e alguns convidados até dançaram pros noivos. Foi bem animado. Teve uma musica muito legal, que ela disse que era pra trazer boa sorte pro casal, ela canta e batuca pedindo pra vir bebe logo.

Carolinas/Profiteroles presos com caramelo em formato de cone - bolo de casamento francês

As 2 da manha servirão a sobremesa. Como é de costume na França o bolo de casamento é um cone de profiteroles banhados em caramelo que vem com uma especie de fogos de artificil. Eu achei que fosse detestar pois não gosto muito de açucar queimado, mas o recheio não era muito doce e tudo isso com muito champanhe fica otimo.

Duas e meia abriram a pista de dança e já estavamos cansadissimos, pegamos o trem em Vevey as 6 da manhã então imagina como estavamos?! No dia seguinte tomamos café da manha junto com os noivos no hotel e ficamos sabendo que a festa foi até as 6 da manhã!!

Perguntei se festa de casamento na França é sempre assim e me explicaram que as vezes começa de manha com a cerimonia no civil e as vezes o coquetel de champanhe é só para familia e padrinhos, mas que é sempre longo e raramente acaba antes das 5 da manhã!

Tinha gente com todo tipo de roupa: longo, curto, jeans... E a decoração não ostentava. A igreja tinha pequenos buques de trigo e apenas 2 vasos separando os bancos e 2 no altar - que depois da missa foram carregados para o hotel e reaproveitados na decoração da festa. A familia dos noivos que carregavam tudo e que no dia seguinte desmontaram o salão. Só tinha uma fotografa!

Eu adorei e tiramos váaarias fotos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Vi, no livro Mil Dias em Veneza a autora se casa no Lido, em Veneza, é uma descrição linda, chorei quando ela contan que todo mundo na igreja chorou, até o padre!
Achei lindo o casamento na França!
Beijo,

Sua sogra