segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Casamento, Café, Consultorio!



Sexta-feira fui no meu primeiro casamento suiço. Foi bem diferente de qualquer outro casamento que eu ja tenha ido. Primeiro porque o casamento foi de manha, no civil, dai a tarde eles receberam os amigos pra um drinque. Era um salao com um pequeno coquetel, alguns bem decorados petiscos, vinho, suco de laranja ou agua. Vc entra pega um copo, belisca algo, o noivo vem brindar, daqui a pouco a noiva, você converça um pouco e vai embora uma hora e meia depois. Pronto! Acabou o casamento!!! Não tem musica, nem cerimonia, nem bolo...

Me explicaram que casamento aqui é tão caro que o casamento com vestido, na igreja, so a familia e os muuuuito proximos vão. Eles vão ter esse casamento também, num barco, mas somente pra familia. Pros amigos a festa ja foi :)

Sabado a Lara me ligou pra darmos uma volta, o Lu esta viajando e o marido dela também, então passamos o final de semana juntas. Sabado fomos nesse café Felix. Fica bem em frente ao lago e tem um delicioso chocolate quente por 8,5€. Não é barato e mesmo assim tinha fila por uma cadeira!! Não esperamos muito e conseguimos uma mesa. O lugar é bem bonito, não é ruim esperar namorando a vitrine de docinhos :) A noite jantamos no Bodega Espanhola. Não vejo muita graça em tapas, são petiscos mais caros! Sou um milhão de vezes mais o pesticos dos nossos botecos de Campinas.

Domingo ela veio pra ca e jogamos com o Zé João (esse é o nome do nosso Wii), fofocamos, cozinhamos e vimos tv. Foi um final de semana bem calmo. Ainda bem que tinha compania porque é muito duro passar o final de semana aqui sozinha.

Passei a semana passada tensa porque teria minha primeira consulta medica aqui hoje e não sabia como seria. Não sabia como eu iria me comunicar com a médica e estava nervosa porque li em varios foruns que medico na suiça é muito grosso.

Temos seguro saude HMO, o que significa que não escolhemos o médico. Agendamos numa clinica chamada HMO, eles tem varios medicos e um laboratorio tudo junto e pratico. Se precisamos de um medico fora do grupo de especialistas do HMO, devemos ir no medico do HMO e explicar, eles fazem os exames e encaminham por escrito pro especialista, então o especialista nos contacta com a aprovação pra uma consulta. Eh um seguro saude bem mais barato.

Acordei bem mais cedo do que precisava e fui pra consulta perdendo os cabelos. Cheguei, a secretaria me deu uma sequencia de ordens em alemão e eu não entendi nada! Dai fui pra sala de espera, estava tão nervosa que esqueci de avisar que não tinha entendido!!! Ela me chamou de volta e explicou em ingles, preenchi uma ficha e fui pra fila do exame, fiz exame de sangue antes mesmo de ver o medico. Tudo bem, não tenho anemia nem diabetes. Dai esperei mais quase 1 hora, exatamente como esperaria no Brasil, e fui pra consulta. A medica foi suuuper simpatica e muito mais calma e cuidadosa que os medicos que fui em Manaus. No final ela ainda me encaminhou pra vacinação, teste de imunidade e ganhei vitaminas pros proximos 30 dias. Nunca fiz um Papanicolaou tão rapido e indolor.

Uma curiosidade: aqui o 'tira a roupa' não é num banheiro separado, nem tem aventalzinho. Eh tudo na frente do medico, e no frio vc tem um monte de camadas de roupas pra tirar e por enquanto a medica prepara o exame.

Estou bem mais tranquila agora. Sobrevivi a mais uma etapa da minha adaptação aqui.

6 comentários:

Mi disse...

Ai vi compramos o nosso Wii hoje, depois de resistirmos tanto tempo, dessa vez resolvemos comprar, rsrs.
Chegou nosso brinquedinho do inverno, rsrs.

Vivian Teixeira disse...

Oi Mi,
Preciso fazer um video da gente lutando, é muito engraçado. Me da vontade bater de verdade no Lu e ele tem que ficar me lembrando que so vale no game :)
Compramos o Wii Music tbem, é um lixo!
Bjos e divirta-se!
Vi

Unknown disse...

Vc tem Wii?!?! Pedi esse presente pro Papai Noel mas ele nao trouxe :(
Disse que estava sold out! Quem sabe no próximo Natal ele não se programa melhor e compra antecipado.

Sabe que aqui médico tb é uma luta. Eles tem um tal de family doctor que vc tem que ter, pois é ele quem te indica pros especialistas. Mas nenhum family doctor está aceitando novos pacientes! Já ligamos pra uns 10 médicos e todos dizem que estão lotados e que é pra voltar a ligar no verão... aqui não podemos ficar doente, não!

Bjão!
Erika

Vivian Teixeira disse...

Ta doida??? Papai Noel foi o maior mão aberta com você, te deu um emprego pra você comprar quantos Wii quiser :)

Ouvi dizer que medico no Canada é doideira e que é bom ter um seguro que cubra uma ida a america pra tratamentos.

Bjos

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É verdade.... ;)

Bjo!