terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Zero Quilometro por Hora


Passei o final de semana num desanimo tão grande que nem vontade de escrever deu...

Fiz minha primeira aula pratica pra tirar a carteira de motorista, foi uma tragedia!! As placas são diferentes, o carro é automatico, o cara fala muito e da muita explicação enquanto eu estou tentando me concentrar pra não pisar na embreagem que não existe... Foi horrivel!

Aqui na Suiça você tem 1 ano pra transferir a carteira de motorista, se não o fizer tem que tirar uma nova. Se você for europeu, faz exame de vista, paga uma taxa de 20 francos e pronto, recebe uma carteira de mostorista pra Suiça, mas como sou brasileira preciso fazer uma prova pratica. Por mais que você ja saiba dirigir tem que fazer uma aula, assim pega as dicas pra prova.

Pra vocês terem uma ideia da diferença, aqui se a placa dis 50 você tem que andar a 50, não é 52, nem 48, é 50! Se estiver na estrada e a placa disser 100 e você andar a 80 vai ser multado como se tivesse andando a 110. Pra mim isso é complicado pq eu sou uma tartaruga medrosa no volante, sempre ando abaixo do exigido. Outra coisa são as zonas, vc passa numa rua e tem uma placa 30, então tem que andar a 30 km/h até ver uma placa 30 cortado, dai é fim da zona 30, pode ser que vc entrou numa zona 50, então muda pra 50 km/h e dentro do meu bairro tem varias zonas! Da medo andar a 50 num bairro, mas é regra! Outra coisa chaterrima são as bicicletas. A prioridade é de todo mundo menos do carro: trem, tram, onibus, pedestre, bicicleta... Eu normalmente fico muuito nervosa dirigindo, dessa vez quase tive um treco! Quando ele me mandou estacionar em cima da calçada então... não fazia ideia que isso era o certo, mas naquela rua era... enfim vou fazer mais umas aulas e ver se rola, se não vou ficar na torcida pro Lu passar na prova dele :)

Entendeu a placa ai da foto? Significa Transito não permitido!

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mi disse...

Caramba Vi, que diferente né? Acho que não ia conseguir, rsrs. Imagina, ficar 100km por hora, não me vejo, ehehhe.
Tô torcendo por vocês ;-)

Vivian Teixeira disse...

Oi Erika
Ainda bem messsmo!
Bjos

Vivian Teixeira disse...

Mi, ontem na aula eu não fui até 120 então o professor pisou por mim! Muito duro dirigir em carro de auto escola.
Fico tão nervosa que ele tem que me lembrar de respirar :)
Bjos

Unknown disse...

Hehehe... :D
Vc descobriu que era eu!