sábado, 7 de fevereiro de 2009

Carteira de Motorista


Depois de ouvir tanta asneira resolvi fazer um post didatico sobre como transferir a carteira de motorista pra uma carteira suiça.

Primeira coisa: você tem que dar entrada no processo dentro do seu primeiro ano na Suiça, caso contrario vai ter que tirar uma carteira nova. No primeiro ano a carteira brasileira ainda pode ser usada aqui.

Eh bem simples, imprime o formulario. Preenche. Vai a uma otica e pede exame de vista pra carteira de motorista, eles cobram entre 20 e 30 francos. Então você leva o formulario no escritorio de imigração no qual esta registrado e paga uma taxa de 20 francos.

Uma semana depois você vai receber uma carta avisando que vai precisar fazer uma Kontrollfahrt, a carta sugere que você tome aulas de transito e inclui um formulario que você deve preencher, assinar e por no correio. Mais uma semana e você recebera outra carta. Dessa vez vem com a data da prova, horario, vaga que deve estacionar o carro no dia da prova e um codigo. Essa carta você tem que guardar pois vai ter que apresenta-la no dia da prova junto com um documento e sua carteira de motorista.

Aqui na Suiça, se você fizer sua primeira prova de motorista com carro automatico vai ter na carteira de motorista escrito que é so para automaticos, mas se fizer com carro manual pode dirigir os dois. No entanto, para a Kontrollfahrt tanto faz. Você pode dirigir automatico e a carteira vai valer pros dois.

No meu caso tenho carteira AB, moto + carro. Fiz Kontrolfahrt pra carro, num carro automatico e a carteira veio tipo AB.

Não encontrei um instrutor que falasse portugues, sei que existe, mas não o achei. Então comprei 8 aulas numa autoescola aqui perto de casa. O instrutor fala ingles, não muito bem, mas fala.

Na primeira aula ele me ensinou as placas e a usar o carro automatico, so demos uma volta no meu bairro. Na segunda aprendi a dirigir na estrada. Como minha prova foi agendada pra ser em Winterthur, que é uma cidade aqui perto, precisei de aula dupla pra pegar a rodovia e ir la conhecer o lugar da prova e os arredores. Depois fizemos uma aula em Zurich, ja que moro aqui precisava aprender como dirigir com tanto bonde pelas ruas. Ainda tinha mais uma aula e fomos pra uma montanha aqui perto pra eu dirigir em estrada estreitas e cheias de curvas. Essa foi a unica aula que eu gostei, o resto me deixou muito estressada pq ele estava sempre me testando pra ver se eu tinha memorizado as placas e as regras de controle de velocidade.

No dia da prova, como não tenho carro usei o carro do instrutor, então contou como uma aula e fomos mais cedo pra dar uma ultima volta pela cidade antes da prova.

O fiscal chegou no carro e o instrutor avisou que eu não falava alemão pra ele falar com antecedencia e com calma, ele disse que tudo bem pois ele falava ingles!! Foi o maximo da sorte pegar esse instrutor.

Mandou eu ligar o carro e ir pra esquerda, demos uma volta numa mala de uma rua que mudava o limite de velocidade de 50 pra 80 km/h a cada 200 metros!! Eu nunca conseguia chegar aos 80 antes de ver a placa de 50 novamente. Então entramos na cidade, dai foi a catastrofe!! Quase atropelei um cachorro!! Ele estava amarrado na coleira mais ou menos 2 metros na frente da dona e atravessando a rua e era uma rua que estava acabando então eu estava esperando a instrução pra direita ou esquerda e ele não falava, dai ollhei pra ele e o cachorro entrou na frente do carro. Putz, que nervoso que deu. Mas o cachorro ta vivo! A dona puxou ele de volta a tempo. Ele me mandou pegar a rodovia e eu entrei a 100 km/h, era pra ter entrado a 120 km/h, então ele me deu uma chamada 'Qual o limite de velocidade aqui?' Respodi 120, ele : 'Então pq você esta a 100?' Dai acelerei.

Pronto, 30 minutos depois estavamos de volta no lugar onde a prova tinha começado e ele disse que eu tinha passado, mas que se a velocidade é 80 eu devia ter atingido 80 (lembram do inicio da prova?). Me deu parabens e chamou meu instrutor, falou com ele em alemão suiço e entramos. Assinei uma folha, tive minha carteira devolvida com um adesivo de invalidada para Suiça. Ganhei um chaveiro e um papel para que eu possa dirigir enquanto minha carteira não chegasse. Voltei pro carro com o instrutor e so então ele falou: Você não parou pra mulher com o chachorro??? O fiscal contou minhas barberagens em alemão suiço pro instrutor, foi engraçado :)

Nem todos passam por isso, vai depender do pais em que tirou sua carteira de motorista. Se for no Brasil a prova é exatamente essa.

Hoje cedo, 24 horas depois da prova, recebi pelo correio minha nova carteira de motorista!!

Como da pra ver na foto minha carteira não tem data de expiração!! Se você tirou a carteira a menos de 3 anos, não importa de que pais ela é, tem que fazer um curso obrigatorio para jovens motoristas, por isso ela vence na data em que vai ter que fazer o curso. Nome caso a carteira é velha então não vou precisar fazer. uhu!!

Eu acho que nunca teria passado sem o curso. São varias regras novas, tem as ciclovias, zonas de velocidade, as placas são diferentes... Enfim, não recomendo pra ninguem ir pra prova sem fazer umas aulas antes. As unicas pessoas que eu ouvi dizer que reprovaram são as que não quiseram fazer as aulas.

Acho que ele não me reprovou pelo cachorro porque eu estava olhando pra ele que devia estar me dando direção de onde ir e não deu, acho que como ele demorou pra dar a instrução dividiu a culpa comigo e não me reprovou. Que bom!


Link do escritorio de transito de Zurich: http://www.stva.zh.ch/internet/ds/stva/de/forms.html

Update: Depois de 7 dias com a carteira nova recebi de surpresa a conta da prova, paguei cerca de 250 francos.

12 comentários:

Mi disse...

Parabénsssssssssssssssss Vi, que máximo! Ainda não criei coragem, acho que tão cedo não vai rolar, rsrs.
Beijos

Unknown disse...

Nossa, Vi! Que aventura!! Aqui foi beeeeeem mais tranquilo pra tirar carteira... ainda bem! E mesmo assim o Rafa teve que fazer a prova DUAS vezes! Hehehehe!! :D

Parabens!!!

Bjao!
Erika

Unknown disse...

Oi tudo bem? Eu moro na Suécia e aqui os brasileiros precisam tirar a carteira de motorista que custa 15 mil coroas(3 mil reais) no total. Eu estive pesquisando na net e achei o seu blog, será que seria possivel se eu tirasse minha carteira ai? Pq assim eu poderia somente transferir para a Sueca e pagar uma taxa somente.

Vivian Teixeira disse...

Oi Roberta,
Eu não sei quanto custa para tirar aqui, a minha foi transferencia da brasileira pra suiça. E pra isso precisei da carteira de residente e do carimbo do orgão de imigração.
Se você ainda não tem pq não tira no Brasil e so transfere? Ou tira uma internacional: http://www.denatran.gov.br/informativos/20070611_permissao_internacional.htm

Bjos,
Vivian

Unknown disse...

Oi Vivian
Estou saido da alemanha e indo para zürich. Ainda nao consegui estudar tudo o que eles pedem na prova pratica aqui. Na suica eu nao preciso fazer prova teórica? Aguardo sua resposta , pois em caso negativo nem vou me preocupar por aqui e vou entrar com docs para tirar por ai mesmo em set.quando me mudo para zürich.
Obrigada,
Sabrina

Vivian Teixeira disse...

Oi Sabrina,
Para transferencia de carteira de motorista brasileira pra Suiça não tem prova teórica se vc fizer a transferencia antes de completar um ano na Suiça. O processo para tirar a primeira carteira na Suíça eu não conheço.
Se seu caso for transferencia eu recomendo vc fazer as aulas e ir na prova com o carro da autoescola pois impressão conta mais que habilidade por aqui.
Se tirar a carteira alemã vai poder tranferir sem prova pratica, no entanto carteira de motorista retirada a menos de 1 ano da data de transferencia para a Suíça, seu caso, requer um curso teorico que são feitos em 2 sabados.
Espero q tenha ajudado.
Bjos e bem vinda!!

Marina disse...

Oi...
Dei muita risada com a história do cachorro...!!! Valeu as dicas..., vou tentar tirar a minha carteira aqui também...

Anônimo disse...

OLA VIVIAN TUDO BEM SOU BRASILEIRA E SOU SUA VIZINHA MORO EM ZURIGO,AH QUEL TAL CONHECEMOS SE TIVER AFIM DE FAZEM AMIZADE.MIM RESPONDE NO MEU E-MAIL jeosabete@hotmail.com,queria falar mais sobre a carteira de motorista.moro vizinho ao letzigrud estadio beijos

Danielli Lima disse...

Olá, sei que faz um tempinho o post, porém quero comentar. Achei engraçado quando entrou na estrada, fiz o mesmo e ele me perguntou a mesma coisa, BG em nervozinho....rs!

Olha, eu tirei minha carteira há dois meses e fiz com carro automático e não veio a restrição que tu comentou, então talvez algumas coisas mudaram.

E olha, fui na sorte, não fiz aula alguma, só prestei muita atenção na sinalização e sempre quando dava a seta olhava de ombro.
Confesso que achava que ia reprovar... RS!

Danielli Lima disse...

Olá, sei que faz um tempinho o post, porém quero comentar. Achei engraçado quando entrou na estrada, fiz o mesmo e ele me perguntou a mesma coisa, BG em nervozinho....rs!

Olha, eu tirei minha carteira há dois meses e fiz com carro automático e não veio a restrição que tu comentou, então talvez algumas coisas mudaram.

E olha, fui na sorte, não fiz aula alguma, só prestei muita atenção na sinalização e sempre quando dava a seta olhava de ombro.
Confesso que achava que ia reprovar... RS!

Rosi Seth disse...

Gente eu encontrei documentos de um suíço como faco pra localizar a pessoa ?

Unknown disse...

BO tarde,
Tenho uma filha que mora na suiça e tem dupla nacionalidade. Ele pode tirar carteira de motorista no brasil e dirigir ai?