segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Procura De Um Ninho

Vista de Lausanne do alto do Bosque (Bois de Sauvabelin)

Quando nos mudamos pra Lausanne não sabiamos o que esperar alem dos 2 graus Celsius acima de Zurich e da lingua francesa, então foi otimo ter um agente de relocação para nos apresentar a cidade, a area e nos ajudar a achar o lugar ideal para morarmos.

No primeiro dia ele nos levou para conhecer a região e na hora que chegamos a Vevey decidimos que queriamos morar la, mesmo sendo o oposto do que pedimos pro agente procurar - queriamos morar num lugar que fosse de facil acesso ao trabalho e Vevey não é nem dentro do mesmo sistema de transporte de Lausanne, é outra cidade.

Março/2010 - Vevey (pronuncia Vêvê, mas já ouvi gente dizendo Vêrvê, não sei pq...)

Voltamos la algumas vezes, durante a semana e no final de semana para ter certeza do que queriamos e o clima de cidade pequena é a nossa cara. Visitamos varios apartamentos e o agente sempre apontava o lado positivo e negativo de cada apartamento e quando visitamos o que escolhemos ele saiu e disse: "Não consigo achar nada de negativo nesse apto, mesmo sendo longe do trabalho esse apto é um lugar pro qual você vai gostar de voltar." Então demos entrada nos papeis e esperamos um mês a imobiliaria nos aprovar. E agora estamos esperando a familia que mora la sair, saem em julho, depois vão pintar e só então poderemos mudar.

Por enquanto vamos vivendo no apto temporario do lado da empresa, é apertado, mal mobiliado e tem um banheiro sem janela que eu detesto, mas é só por mais um mes!

Temos aproveitado os finais de semana para caminhar e conhecer um pouco mais de Lausanne. Visitamos o Bois de Sauvabelin (fotos), que é uma mini floresta no alto de Lausanne e que produz madeira de maneira controlada e tem essa construção de madeira que é muito legal e que dá pra ver a cidade toda de la.

Também fizemos uma caminhada de casa até o porto de Pully, cerca de 6 quilometros. Adoramos. A pista passa por entre casas privadas e ancoradores de barco particulares. Tão chique!

Passei o ultimo mes tendo aulas de frances no Migros, mesma escola que estudava em Zurique e não gostei. Em Zurique era um livro de 5 modulos por mes e aqui são 4 lições (2 modulos) por mes, bem mais lento, pra completar a professora estava sempre atrasada e até faltou um dia o que acarretou em fazermos 3,5 liçoes e nem devolveram dinheiro não. Falaram que é em torno de 3 horas por dia e em torno de 4 liçoes... enfim uma zona! Resolvi não continuar o curso e quando mudarmos vou procurar outra escola, se não for mais seria que pelo menos seja mais barata pois essa é bem cara. Tenho me forçado a assistir TV em frances para treinar meu ouvido, mas preciso praticar a fala e sem uma escola fica dificil.

Ah também estou indo uma vez por semana na hidroginastica, na verdade aqua cycling, que estou adorando. Meu peso foi as alturas com os tratamentos hormonais, não pelos hormonios em si, mas pelo estress, a espera e a depressão, e cheguei a quase 80 quilos. Ja perdi quase 3 quilos nesse ultimo mes, mas ainda tenho um longo caminho a percorrer. Pensei até em montar um blog sobre o assunto, pra vocês me ajudarem e serem meus Vigilantes do Peso, mas não consegui passar da pagina inicial, acho que é o medo do fracasso.

Algumas pessoas tem reclamado de não conseguir postar comentario. Tentem: clicar no comentario (link abaixo) escrever o texto e colocar seu nome dentro do texto, digitar a palavra de segurança, selecionar Anonimo e enviar, assim não precisará se cadastrar e como já colocou o nome no texto eu sem quem escreveu e posso responder.

7 comentários:

luciano disse...

Funcionou!

Anônimo disse...

Que bom que vocês vão mudar para o apartamento que gostaram. O tempo passará depressa e logo logo vocês estarão lá!
Sempre curto muito seu blog, acho que agora ficará mais fácil comentar.

Paulete

Mi disse...

A vista na sua foto parece tão linda Vi!!!

Denise disse...

Oi Vivian!
Obrigado pelas dicas... com certeza vou segui-las. Seus posts são muito legais, porque mostram um pouco do "clima" suíço, e o que esperar deste país. Como ficarei um bom tempo em Lausanne, vou tentar fazer alguns passeios que vocês fizeram (inclusive esse Bois de Sauvabelin, achei lindo!)...
Você recomenda mais algum outro passeio de fim-de-semana imperdível pela Suíça e arredores?
Abraço e boa sorte no novo apê!

Vivian Teixeira disse...

Oi Denise,
No verão as coisas por aqui ficam mais agitadas e tem sempre um evento em algum lugar, mas se você quiser se sentir uma suiça traga um bom par de tenis e vá caminhar. Tem varias pistas de hiking pra todos os níveis e a paisagem é sempre linda. Esse ano quero ir numa trilha de Neuchatel, esse lago é lindo. Você pode optar por fazer uma trilha proximo a Gruyeres. Dai vc conhece o estilo suiço de curtir o verão e ainda come o melhor fondue que tem por aqui. Vai estar calor, mas e dai? Turista pode ;) Eu gostei de todos os passeios que fiz, de barco, trem, na area italiana, alemã, francesa... Vc vai ver que é como mudar de pais, as bancas de comida na rua vendem comida diferente em cada região, as pessoas se vestem diferente e são diferentes.
Bjos

Denise disse...

Olá Vivian! Tudo bem?
Então, cheguei domingo em Lausanne, e ainda não deu muito tempo de conhecer a cidade porque trabalhei bastante desde segunda-feira. Mas o fim-de-semana está aí e pela previsão do tempo vai fazer sol :)
Estou programando de ir visitar Vevey e Montreaux no sábado ou no domingo. O pessoal do trabalho também me recomendou Roche-de-Nayes.
Lausanne é realmente uma ladeira, como vc contou no seu post! Mas o bom é que estou perto do centro e tudo está fácil!
Bom, valeu pelas dicas estou adorando a Suíça!
Beijos

Vivian Teixeira disse...

Oi Denise,
Podiamos nos encontrar né?! Mas nesse final de semana não estaremos aqui, vou num casamento em Provins.
Ainda não fui a Roche-de-Nayes. Alias não passeamos muito por aqui não, mudança e visitas nos mantiveram super ocupados esses ultimos finais de semana :)
Manda um e-mail pra: vpteixeira@gmail.com que te mando meu número.
Bjos