terça-feira, 17 de julho de 2012

Festival de Montreux

Faz tempo que quero falar do festival de Montreux e nao sei bem por onde começar, então decidi começar pela perspectiva de quem mora por aqui e espero que vocês nao desistam da leitura. Pros moradores de Montreux, o festival é um pesadelo, restaurantes, mercados, transporte lotado, ruas fechadas ao transito, um sofrimento. Pra completar sempre é na primeira quinzena de julho, mesma época das ferias escolares em que o governo aproveita pra reformar as rodovias, então ou você sai da Suíça ou suporta a loucura. 
O coração do festival esta na orla, na beira do lago com os músicos esparramados e barracas de comidas lotadas. Nao cabe nem mosquito de tanta gente, se tiver sol e for final de semana entao pode esquecer. Junta isso com muito álcool e gente com diferentes noções de educação, um coquetel pra tirar qualquer um do serio. 
O meu problema é que apesar de todo esse inferno eu nao consigo resistir, na primeira oportunidade quero ir ver e viver o clima de música que só existe no festival de Montreux. 
É um palco porta pra vários artistas aparecerem e conhecer outros, pra mim é só um lugar pra ir jantar ouvindo música, mas pros novatos é oportunidade e pros antigos nostalgia. 
Ano passado pagamos uma granas pra assistir um show sem graça em que o BBKing praticamente só conversou com amigos e nao tocou nada, mas depois do show teve o "after show" um bando de gente famosa e desconhecida de diferentes bandas que estavam por ali assistindo e subiram no palco pra tocar, Carlos Santana dando canja, foi legal demais e nem preciso dizer que só entrar no auditório de Montreux que parece um barco de madeira gigante já vale é lindo.
Esse ano nao compramos nenhum ingresso, ficamos só nos shows gratuitos. 
Eu querias ir num show brasileiro, todo ano tem uma noite brasileira, esse ano teve Jorge Ben e Adriana Calcanhoto(?). Mas acho ela chaterrima. Lu até disse que queria ir na noite brasileira no dia que os Paralamas viessem, mas todo ano é a mesma coisa, ano passado foi Ana Carolina e Adriana Calcanhoto. 
To aqui tentando escrever no trem, fui a Genabra renovar meu passaporte, mas estou rodeada de velhinhas falando suíço alemão, tem umas 6, e pra completar tem uma indiana que ta falando no celular já faz mais de meia hora. Eita mulherada tagarela.
Vontando ao festival, ave a mulher finalmente desligou o celular! Vale a pena visitar a Suíça nessa época, mesmo se a grana for curta e nao der pra ir num show, principalmente nos dias de tempo de chuva que a orla fica mais vazia. 
Agora ela ta fuçando nas sacolas, sao varias, e o trem ta cheirando curry. Muito figura.
Eu aproveitei que algumas meninas do meu time veio de Madrid pra trabalhar e fui passear em Montreux com elas, tbem fui com o Lu jantar e até planejamos de voltar no final de semana mas mudaram a agenda e a orquestra que queríamos ver nao apresentou então desistimos. 
Talvez essa satisfação de ver o festival de volta todo ano esteja relacionada com a chegada do verão, que mesmo nao sendo lá dos melhores, ainda mais esse ano que esta péssimo, ainda é sol dia e noite e ainda da pra usar chinelo e vestido. Acho que junta música, sol, "calor" e Suíça e me anima a encarar toda a loucura que o festival de Montreux representa pra quem mora por aqui.
Nao posso acabar esse poste sem incluir uma notinha, Monteux Jazz Festival é muito mais legal com amigos, entao espero que vocês fiquem curiosos pra conhecer o festival e venham me visitar ano que vem. Ano passado tivemos a Candice e o Carlos por aqui no festival e foi bom demais, mesmo com todos os "Aí que lindo!" da Candice :-) nos divertimos muito. Aí que saudades de vocês dois.

Nenhum comentário: