segunda-feira, 30 de julho de 2012

Celebrando a Suiça


Olha que engraçado, todo dia eu chego na empresa e digo "Bonjour, Bonjour, Bonjour, Morning, Morning, Morning!"  (3x Bom Dia em frances e em ingles). Sempre começo meu emails por "Hi There,". E hoje vim começar o dia no computador e travei, nao sabia como começar, minha cabeça deu um tiuti! 

Deve ser sintoma do promeiro dia de ferias, que mal começou e já to achando curta demais. To em casa por uma semana, aproveitei o feriado do dia nacional pra descançar.

O dia nacional, ou Festa Nacional da Suíça foi oficializado em 1891, mas nao era realmente nacional, porque alguns estados nao comemoravam. Só virou oficialmente nacional em 1994. Celebrasse o dia do primeiro tratado que deu origem a Suíça, na época eram 3 estados, que em 1291 se uniram numa confederação. Hoje sao 26 estados. É a época do ano que colocasse bandeiras nas janelas, decora a casa com lanternas e tudo que der vermelho. Cada cidade organiza uma festa, com barracas, eventos musicais. Lu e eu aproveitamos e demos uma volta sábado, qdo tiramos essa fot aí em cima.

Eu gosto bastante dessa época pois as lojas de decoração vendem varias coisas vermelhas em promoção. Ver as pessoas usando camiseta do pais, enfeitar a casa pra celebrar união também é bom. Nao aprendemos a sentir isso no Brasil, vestir a camisa aí só no futebol. 

Aqui também tem politicagem, corrupção, racismo, também tem roubo, contrabando, trafico, mas mesmo assim ainda se aprende a ser cidadão, a cuidar da sua cidade, a respeitar o próximo e a gostar do seu pais. Então nao tem desculpa pra nao vestir a camisa do Brasil fora da copa. Ah e por favor, vestir a camisa do Brasil pra viajar pela Europa é ridículo! Tão amador, só vai atrair aproveitador e batedor de carteira. "Olha ali o brasileiro endinheirado".

Voltando pra minha ultima semana, assistimos a abertura das olimpiadas interinha. Que máximo. Depois de Beijing eu tava esperando uma monstruosidade de efeitos especiais e a Inglaterra fez muito bonito, foi original e celebrou do seu jeito. Achei fantástico que todos os países mandaram pelo menos uma mulher, que teve um pouco da história do pais e nao das olimpiadas e que os trabalhadores que construíram o estádio puderam participar. Foi uma festa justa como as olimpiadas deve ser.

Eu sei que no Brasil vai ser um carnaval, que vão dar pros malas da Globo fazer e vão por parintins, mangueira, a chaterrima da Débora nao sei o que pra dançar e outras coisas que carioca acha que é cultura ou que é Brasil.  Deviam estar investindo em esportes e ter brasileiro em todas as modalidades em Londres, mas estão mesmo é preocupado com os umbigos e com fazer dinheiro em cima da copa. Que tudo indica será um fiasco. 

Contei pra vocês que quando estrava no Rio a trabalho no hotel nao tinha ninguém que falasse inglês? Uma vergonha. Um senhor americano tava roxo de tanto gritar com o cara da portaria que nao entendia uma palavra de inglês e respondia em português pro cara voltar outra hora, quando o gerente estivesse lá. O americano só queria a senha da internet. Estava esperando um taxi e ajudei o porteiro. Mas imagina na copa? E nas Olimpiadas? Na China o inglês era ruim, mas pelo menos o governo investiu em treinar o povo.

Na China, 4 anos antes dos jogos, começaram a testar as flores das ruas, todo ano na época que seriam os jogos plantavam flores diferentes nos canteiros pra ver qual duraria mais tempo e melhor, pra planejar como enfeitar a cidade pro evento. Onde que vemos esse nível de planejamento no Brasil? 

Eu sei que tirei o dia pra reclamar do Brasil, é que uma amiga me mandou uma foto do lugar onde ela vai morar e eu fiquei tão decepcionada, uma rua central, essencial pra cidade, toda esburacada, calçada aos pedaços, postes cheio de fios. Fiquei inconformada. Por que nao se faz serviço direito? Nao canaliza os fios, mantém as calçadas, planta umas arvores.... 

Eu tenho pra mim que no momento que você abandona seu pais tem que parar de falar mal dele. Simplesmente porque vc nao paga mais impostos lá, nao vota (só pra presidente), nao participa da comunidade. Enfim, se nao ajudar em nada cala a boca e nao reclama. Mas hoje quebrei minha regra e nao me agüentei. Precisava desabafar com vocês. Queria muito ver um Brasil diferente, um Brasil pro qual eu me inspirasse a voltar.



Nenhum comentário: