quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Carte de Sejour e Visto para Suiça

Fontaine des Quatre-Saisons, na rua da embaixada Suiça.


Esperei 3 meses para ser entrevistada pra Carte de Sejour (que me permite ficar um ano na França) e depois da entrevista esperei mais 30 dias para poder ir retira-la, mas valeu a pena.

Sabado so tinha trem da Eurostar pra voltar de Bruxelas (é o que faz Bruxelas - Londres e para por 2 minutos em Lille) e precisamos passar pelo controle de passaporte. O policial fez cara feia pro meu passaporte com carimbo de entrada de agosto/07, dai mostrei a Carte e ele nos deixou passar.

Segunda fui pra Paris solicitar o visto para morar na Suiça, nos mudaremos pra la esse final de semana, e se não tivesse a Carte de Sejour teria que ir até o Brasil para poder solicita-lo. A Carte me salvou novamente!

Impressionante a agilidade da embaixada suiça aqui, não tinha fila nem espera para solicitação, preenchi os formularios, tirei a foto num maquina publica, paguei 38 euros e entreguei uma copia da certidão de casamento em frances. Eles mesmo tiraram copias do passaporte e da Carte de Sejour. Agora é so esperar uma carta que eles enviarão pra minha residencia e voltar la. O retorno sera em Paris. Pro Lu foi mais facil ainda, a empresa deu entrada nos papeis na suiça, recebemos por email a imagem de uma autorizaçao de visto de trabalho, ele imprimiu e entregou na embaixada na segunda e terça foi la buscar o passaporte com o visto pronto. O dele durou menos que um mes, mas como o meu foi pedido atraves da França pode demorar até 3 meses. Tudo bem, pois terei desculpa para vir para Paris novamente passear o que não é nada mal.

Esse final de semana provavelmente não tera postagem, estarei fazendo a mudança e procurando apartamento em Zurique.

Nenhum comentário: