quarta-feira, 18 de março de 2009

Visto Do Visto Que Não é Visto

Eu não gosto de reclamar da Suiça, mas hoje eu preciso.

O nosso visto aqui tem duração de 1 ano, então quando expira eles enviam uma carta para você ir la repagar as taxas e renova-lo. Nosso venceu em fevereiro, como demora 3 meses pra ficar pronto e eu ja tinha programado pra ir pro Brasil agora (viajo semana que vem), fui la em janeiro pedir pra renovar e me falaram pra esperar a carta. Bom, a carta chegou em fevereiro, a empresa do Lu preencheu os documentos e demos entrada. Duas semanas depois recebi uma carta pedindo pra reassinar os documentos e acrescentar uma foto.

Agora estamos sem documentos, so um papel dizendo que chegamos aqui no dia tal e que ja demos entrada no visto. So que esse xerox não é aceito como visto pra entrar no pais, então precisei ir no escritorio de imigração hoje pegar um visto temporario pra poder voltar do Brasil. O visto é simples e fica pronto na mesma hora.

Eu preciso do visto pq eles não me deixaram renovar com antecedencia e porque o processo deles demora 3 meses, mesmo assim, depois de ja ter pago 200 francos pro visto anual ainda precisei pagar mais 94 francos hoje. Bom, depois de um ano aqui ja estou me acostumando com o 'pagar pagar'. Achava que valia a pena pois tudo funcionava, mas esse escritorio é uma loucura!!

So tinha 2 atendentes pra uma fila enorme, mas tinha espaço pra 8 atendentes, mas na hora que mais tem gente estavam todos almoçando. Cada pessoa demorava um tempão, os que foram pela manha e não conseguiram resolver podiam furar a fila e ir direto no atendente e pra completar uns africanos chegaram na cara de pau e furaram a fila sem a menor vergonha. Eu esperei 1 hora em pé e morta de fome. Dai quando a atendente me atendeu eu fui cortada por um cara que chegou com os documentos que ele não tinha antes e foi atendido no meio do meu atendimento. A senhora pra cortar minha foto demorou uma vida, com a tesoura bem lentamente, fiquei morrendo de do de quem estava esperando, mas não era minha culpa, o atendimento que é lento mesmo.

Me senti roubada tendo que pagar 94 francos por um serviço ruim e lento pra receber um papel no meu passaporte que me da um direito que eu ja deveria ter...

Acho que esta na hora mesmo de ir pro Brasil e ter um gostinho da burocracia de la pra parar de achar defeitos por aqui.

3 comentários:

Unknown disse...

Parece que serviço público é igual em todo lugar, né? :|

E adorei o que vc falou: hora de voltar pro Brasil pra parar de reclamar da Suiça :)

Bjos,
Erika

Mi disse...

ahahah, esta foi boa, a burocracia brasileira vai deixar você louquinha de vontade de voltar pra Suiça ;-)
Claro que tem o lado bom tb, então aproveita bastante por lá.
Beijos Vi.

Anônimo disse...

Vivian, nao reclama que poderia ser pior... lembre de mim! :)
Estamos sem passaporte ha quase um ano... ta certo, o processo eh de graca, mas eu preferia ter pago e ter os passaportes de volta...
quando voce liga, eles dizem que nao podem dar informacao sobre o status do seu pedido, e que o melhor a fazer eh esperar... by the way, eh bem rapido pra quem ter work permit! O problema eh pra quem eh casado (a) c/ cidadao europeu mesmo... :(

Aproveite o Brasil :) Beijao!