domingo, 21 de agosto de 2011

Um Bolo Saudoso


Na tv inglesa tem varios concursos de culinaria e essa semana começou um campeonato pra descobrir o melhor confeiteiro amador do reino unido. Um dos 3 desafios foi assar um bolo chamado Battlenberg, que é rosa e amarelo e foi criado por um confeiteiro alemão pra neta da rainha Vitoria, Beatrice, que em 1884/5 se casou com o principe de Battenberg, que tinha 4 irmãos e por isso o bolo tem 4 quadrados. Alias, vocês sabiam que essa rainha teve 42 netos(as)? Haja neto!!

Ano passado gravei todos os programas dessa competição e acabei não fazendo receita nenhuma. Dessa vez resolvi que a receita que gostasse faria no final de semana seguinte a apresentação. E foi assim que tranformei minha tarde de sabado em desafio. Nunca tinha feito bolo desse tipo, com açucar de confeiteiro e farinha de amendoa, muito menos nunca usei essa massa de amendoa pra cobrir, chama marzipam. Alias abrir o marzipam foi o pior de tudo, acho que eu tenho a mão muito quente e o negocio desmanchava. No final as bordas nao ficaram com 4 quadrados iguaizinhos, pra completar usei recheio de chocolate e devia ter usado algo de cor mais chamativa pra nao confundir os olhos e os quadrados ficarem mais perfeitos. Agora que ja comemos metade do bolo da pra ver que no meio esta perfeitinho.

Assar esse bolo me lembrou quando minha mãe fazia bolo xadrez. Nem lembro quantas vezes ela fez, mas adorava ve-la montando esse bolo e mesmo não sendo a mesma coisa, pois o dela era muito maior, fiquei muito feliz com o resultado e com saudades mais ainda dos meus pais.

Hoje estava assando carneiro pro almoço e lembrei do meu pai, de como ele assa costela bem devagar e fica perfeita, desmanchando. Meu carneiro não chega nem perto da costela assada que meu pai faz, mas o processo de cozinhar sem pressa me lembra demais meu paizinho.

Por aqui a vida segue, final de verão de sol, trabalho que não falta, Lu milagrosamente em casa pelos ultimos dois finais de semana seguidos e muita saudade, como sempre, muita saudade...

Um comentário:

Mi disse...

Fiquei com água na boca!!!
Ahhh Vi, já que você enjoou da Europa vem passear em NY então? Daí me ensina essas receitas maravilhosas ;-)
Beijos