quarta-feira, 5 de março de 2008

Zurique, primeiras impressões

Zurique vista da universidade, numa quarta-feira . Atras do nublado da esquerda tem as montanhas cheias de neve.


A cidade é grande, o centro é pequeno, tem todo tipo de turista: endinheirado e probetão (ou mão de vaca). É fácil ouvir português por aqui, na estação central sempre da pra ouvir diferentes sotaques (normalmente nordestino - parece que Pernambuco invadiu a suiça :-). Tambem achamos varios portugueses por aqui, as funcionarias do hotel, da locadora de carro...

O sistema de transporte publico é facil de entender e extenso, o dificil é entender por que os tickets de transporte são tão caros (SFr7,8/24hrs ou SFr 75/mes)

O clima é mais umido que em Lille, algumas coisas são mais baratas por aqui que na França e outra não.

O hotel é bom, fica 3 quadras da empresa e 4 de uma estação de trem, tem uma area de saunas e duchas aberta para hospedes que estamos gostando muito e o unico defeito é o custo da internet SFr5/30min - uma fortuna!

Meu organismo esta reclamando bastante da comida daqui, que é muito gordurosa e esta me sobrecarregando. Alias a grande diferença da alimentação me impressionou. Na França costumava comprar alimentos com baixo indice de gordura, de 2 a 15%, para compensar o queijo, mas aqui tudo tem muito mais que 15% de gordura, até a salada vem com molho gorduroso.

Principalmente por conta das mudanças alimentares, fiquei bem doente na primeira semana, enxaqueca e dores de estomago que me levaram pra farmacia aqui (outro desafio :-). Para não gastar no restaurante do hotel todo dia estamos comendo muito sanduiche com queijos gordurosos e embutidos suiços, o que não é facil. Ainda bem que a Ayami nos arrumou pratos e talheres e agora jantamos salada para compensar a gordura do almoço e de vez em quando 'filamos' um rango na casa dela :-) Acredita que por conta disso ainda não comprei nem um chocolate!!! Praticamente um recorde!!

O mais ridiculo: no ponto de onibus ouvi uma brasileira reclamando do onibus, que estava 1 minuto atrasado!!! Ridiculo!! Quem ve pensa que na terra dela (e minha :-) o onibus é pontual. So rindo mesmo.

Procurando Apartamento

Lemos varias materias que diziam ser impossivel achar um apartamento em menos de 2 meses, que não poderiamos escolher muito pois existem pelo menos 10 pessoas interressadas no mesmo apartamento. Chegamos aqui com alguma ideia de lugar e a Ayami nos ajudou: traduziu anuncios, fez contato com os corretores (a maioria não fala ingles) e foi comigo nas visitas. Com toda essa ajuda quebramos todos os mitos: fomos aprovados na primeira aplicação (questionario que respondemos e enviamos por fax para analise do corretor). O que ajudou muito tambem foi a empresa ter anexado nas aplicações uma carta de recomentação.

Contrato assinado, agora so esperar o atual locatario sair - ele tem ate 1 de abril pra isso. É um apartamento antigo, com 3 comodos grandes a 10 minutos do trabalho do Lu. Não trouxemos moveis então vai ser muito divertido decorar tudo do zero com moveis baratos e usados :-)

Um comentário:

Elisa Zaroni Camargo disse...

Vivi,

Vocês me matam de saudades e de inveja.

Acho que a maior inveja é da sua disciplina em escrever... tão gostoso.

Beijos,
Elisa.

PS: Diz a lenda que toda essa gordura é por causa da energia extra para o organismo se manter aquecido.