domingo, 5 de julho de 2009

Festival Tanabata Em Zurique

Tee = Cha & Zeremonie = Cerimonia

Uma vez por ano as estrelas Vega e Altair se encontram e esse dia é festejado pelos japoneses como Festival Tanabata. Esse ano sera dia 7/7, mas a comunidade japonesa de Zurique comemorou ontem.

Conta a lenda que Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial, se apaixonou por um rapaz que conduzia bois chamado Kengyu. O pai consentiu o casamento, mas depois de casados eles não cuidavam mais de seus afazeres normais: tear e cuidar dos bois. Então o pai ordenou que eles vivessem separados, um de cada lado da Via Láctea e que se reencontrassem somente uma vez por ano caso conseguissem cumprir seus afazeres a tempo. Orihime é a estrela Vega, e Kengyu é a estrela Altair.

Festival japones aqui é muito mais bem comportado do que no interior de São Paulo, não tem nem banquinha de pastel e de yakissoba!!

Aproveitamos para participar da nossa primeira cerimonia do cha. Foi assim: primeio uma senhora apresenta o cha e prepara na mesa, depois serve apenas para uma pessoa, a primeira pessoa sentada ao lado esquerdo, é como se fosse a mais importante. Quando essa pessoa termina ele então serve todos os demais. Tomamos Matcha.

Essa gelatina delicada e docinha é servida antes do cha.

Olha como o cha é verdinho!!! O sabor é amargo e contrasta com o sabor da gelatina que ficou na boca.

Aproveitamos também as outras atrações do festival, como pescar io-io, brincar com brinquedos de bambu feitos a mão e pendurar nossos desejos numa arvore de bambu (foto).

Io-io é uma bixiga com um pouco de agua dentro e amarrada num elastico. Você pesca numa bacia com agua com um gancho amarrado por papel, tem que ser bem rapido pois o papel dissolve na agua. Claro que eu não consegui pescar, mas o Lu pescou um pra mim!


Lu e Juerg pescando io-io.

Gostei muito da festa, mas me deu saudades de Lins e das festa japonesas de la. Que saudade de pagar 6 reais no prato de sushi e visitar a competiçao de legumes.

Fotos da Semana:

Essa semana foi niver da Mari e almoçamos juntas no Contrapunto, um restaurante italiano muito gostoso e caro que fica perto da Paradeplatz.

Estava assistindo noticias em alemão, pra treinar meus ouvidos ja que na rua não se fala esse alemão que eu estudo e pensei que se contasse como o povo desse jornal é feio vocês não acreditariam, então tirei essa foto!

2 comentários:

Mi disse...

Caramba vi, esse chá nesta cuia, me fez lembrar o tacacá de Belém, noooossa que saudade!!! não vejo a hora de poder me deliciar. Não tem igual, rsrs.
Adorei o post!

Patricia Patitucci disse...

Adorei o post! :D um dia ainda quero participar de uma cerimonia do cha tambem. Quanto as diferencas, ja dizia aquela propaganda da Toshiba, os nossos japoneses sao melhores que os dos outros, hehehe :D