Fizemos o caminho do hotel até o Coliseu e voltamos por dentro do Palatino, adoramos! Eu achava que tinha menos pedaços inteiros do que realmente ha e o Lu esperava ver mais, mas mesmo assim estar ali dentro foi bem legal. O bom da baixa temporada é a falta de fila :)
No dia seguinte descemos da Trinita dei Monti, passamos pela fontana di Trevi, Pantheon e encontramos a Lara e o Nataniel na piazza Campo de Fiori. Conheci a Lara no curso de alemão aqui em Zurich, ela é italiana e ele canadense e se mudaram de Toronto pra ca na mesma epoca que o Lu e eu. Eles nos guiaram pelo Trastevere, um bairro que por ser pobre e cheio de imigrantes virou cool e agora é cheio de artistas. Almoçamos e vistamos um igreja. A tarde encaramos uma caminhada até o Vaticano, voltamos pelo centro da cidade, por varios pontos turisticos que eles iam falando a historia do lugar. Acabamos a noite num bar em frente ao Pantheon regados a capuccino e cerveja. Foi um dia agradabilissimo!
Eu sabia da fama da Fontana de Trevi, ja tinha visto fotos, mas é muito maior e mais linda do que eu imaginava. Não cabe numa foto!
A noite de natal passamos com a familia da Lara. Eles nos receberam pra ceia com direito a presente e tudo. Jogamos banco imobiliario com o sobrinho dela, um amor de menino e a familia todo foi fantastica. Não conheciamos ninguem alem da Lara e o marido e fomos tratados como familia. Depois do jantar a campainha tocou e todos ficaram euforicos, o Giulio ficou doido, foram ver e o Papai Noel tinha deixado os presentes que ele pediu na porta, ele não parava de gritar que era um sortudo. Foi lindo! Sai de la me sentindo tão afortunada quanto o Giulio.
Passamos em casa pra deixar os presentes e caminhamos até o Vaticano. O metro ficou fechado da noite do 24 até o dia 26 de manhã. Assistimos meia hora da missa, vimos a parte que o Papa falou das crianças e depois uma oração em portugues. Então voltamos pro hotel de taxi. Meus olhos nem paravam aberto.
Eu gostei de ver a missa, mas pra mim o mais especial foi o jantar mesmo, me senti muito acolhida.
Essa foto do Lu é na Boca della Verita, diz a lenda que se você conta mentira então a boca te morde, da uma olhada na carinha do Lu... ai ai ai :). Fica na Piazza Boca della Verita e no mesmo local tem os restos mortais de São Valentino.
Ah! Também provamos, depois de procurar muito pela sorveteria, o tal do melhor gelato da Italia. A gelateria é super premiada, os sabores são originais, sem corante ou sabores artificiais. Gostamos bastante, o melhor foi o de avelã. Na verdade todo sorvete em Roma foi otimo, testamos um diferente por dia e foi tudo otimo. Pra mim o melhor sabor de todos foi o de Nutella!
Mais detalhes
Nosso hotel foi o Hotel Italia ( www.hotelitaliaroma.it ).
Não compramos o Roma Pass, porque so vale pra 3 dias e não queriamos fazer tudo correndo, mas se você tem menos tempo vale a pena porque pode furar fila, o que na alta temporada deve ser o maximo!
Il Gelato di San Crispino fica na Via d. Panetteria, 42. Perto da fontana de Trevi
A maior parte dos ingressos são validos por bastante tempo, o ticket do museu nacional por exemplo, é valido por 3 dias, enquanto que o do Palatino vale por 24 horas.