terça-feira, 22 de julho de 2008

Varsovia, 14 de julho de 2008


Segunda de manhã fui pro Lazienki, um parque lindo! Peguei um metro e caminhei o resto do caminho. Passei por uma feira de rua, fiquei com vontade de comer cereja, tinham varios tipos e custava 6 zlots o kilo, muito barato!

Não esperava muito do monumento de Chopin, achava que era so uma estatua. Me surpreendeu o tamanho da estatua. Eh grande, cheio de roseiras e bancos ao redor, muito bonito.

Caminhei pelo parque vazio. As vezes um grupo de turistas em walk tour me passava, primeiro uns italianos animados, depois uns indianos correndo atraz dos esquilos com as filmadoras :-)

O mapa do parque é totalmente doido, parece que projetaram num espelho, o que ve em cima é embaixo e o que esta a direita é a esquerda...

No final do passeio ja era quase meio dia e meu estomago tinha que aguentar até eu achar um restaurante, então tirei uma maça da bolsa. Foi morder pra um esquilo vir me perseguir, ele queria a maça pq so me deixou em paz quando uma guia de um walk tour veio dar umas castanhas pra ele. Ficava correndo na minha frente, muito engraçadinho.

Caminhei de volta pro Centrum (cruzamento entre a avenida Jerozolimskie e a Marszalkowska). Parei numa perfumaria e comprei uns cremes, algumas coisas estavam mais cara que aqui, mas tinham marcas que não vejo aqui então aproveitei.

Almocei no pizza hut. Cai na armadilha do menu de almoço: pizza + refri + sobremesa por 20 zlots, mas a pizza é minuscula, o refrigerante pequenininho e é uma mini sobremesa...

Caminhei pela galeria de lojas proximo ao metro, conheci o shopping center da Centrala (estação de trem central) e comi meu primeiro Zapiekanki . As pessoas comem muito isso na rua, pão aberto com queijo e cogumelo que a atendente tosta na hora, pedi o meu com salame.

Passei no mercado e peguei uns saquinhos de batata frita e barra de chocolate da polonia pra provar ( a batata era puro oleo e o chocolate igual ao nosso Bis).

Aproveitei o tempo pra aprender a usar o sistema de transporte e entender as passarelas subterraneas, onde é bem facil de se perder.

Tentei assistir TV antes de dormir, mas não dava. Eh dificil até de explicar, mas tenta imaginar: o seriado estah passando e o som em ingles rolando enquanto alguem le a tradução pra polones. Uma unica voz faz todas as vozes do seriado, sem nenhuma mudança de tom, nem muda de homem pra mulher, nem nada. A voz é constante, então você ve o seriado, ouve o ingles bem baixinho no fundo e por cima esculta em polones. Muito dificil de prestar atenção. Nem sei como eles conseguem entender uma unica voz fazendo todos os papeis...

Um comentário:

Mi disse...

ahahah, deve ser engraçado vi, o som em inglês e outro pessoa falando em Polonês, rsrs.
Vc devia ter filmado pra gente ver como é, rsrs.
Beijos, post maneiro.